Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2009

Itapemirim Preste a Perder Investimento Milionário do Governo Federal
O Ministério da Pesca através da Superintendência Estadual alerta para a possibilidade de Itapemirim...
Itapemirim Preste a Perder Investimento Milionário do Governo Federal
Foto: Arquivo Maratimba.com

O Ministério da Pesca através da Superintendência Estadual alerta para a possibilidade de Itapemirim perder investimentos milionários do Governo Federal.

A realização de uma reunião pública foi a estratégia encontrada pela Superintendência Estadual para alertar a população de Itapemirim que o município tem somente até 31 de agosto para definir se aceita ou não a oferta que o Governo Federal fez ao município.

O Ministério tem a intenção de assumir integralmente os custos para consertar e concluir as obras do Terminal Pesqueiro de Itaipava, obras essas paralisadas desde 2006, recebendo em contrapartida pelos investimentos a cessão de uso do terminal por 10 anos.

De acordo com o Superintendente Gledson Felippe, o Ministério da Pesca possui uma série de projetos estratégicos que objetivam o desenvolvimento econômico do litoral sul capixaba, mas as concretizações desses projetos passam pela reformulação e conclusão do Terminal Pesqueiro de Itaipava.

Durante a reunião, sem a presença de nenhum representante da Prefeitura de Itapemirim, o Superintendente detalhou os projetos que o Ministério pretende realizar no município, afirmando que para isso aguarda a resposta, tanto da Prefeitura de Itapemirim quanto do Governo do Estado, desde maio passado, ocasião em que foi apresentada formalmente a intenção Federal.

Já a Deputada Federal Iriniy Lopes presente a reunião, fez questão de destacar que o governo estadual também está moroso em relação aos projetos, uma vez que além da proposta de conserto e finalização do Terminal Pesqueiro, há a intenção do Governo federal em criar uma base avançada de pesquisa em Itapemirim como braço tecnológico do futuro pólo do IFES (antigo CEFET) em Piúma, fato que para se concretizar necessita da contrapartida local que é a cessão do terreno onde será implantado o centro de pesquisa.

Dezenas de pescadores, comerciantes e moradores de Itapemirim presentes a reunião, demonstraram perplexidade com a falta de interesse dos governos locais pelos projetos, por entenderem que tais projetos federais serão fortes indutores do desenvolvimento regional.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir