Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-08-2009

Entrevista: Interior, o segredo de Jorge Bechara
"... as pessoas de modo geral, especialmente as mais carentes, sempre foram uma preocupação na minha vida pessoal e política..."
Entrevista: Interior, o segredo de Jorge Bechara
Jorge Bechara

Um fato político, um único que vem se repetindo e influenciando como nenhum outro,
o resultado final de eleições em Marataizes. E seu responsável direto, é o ex- prefeito de Itapemirim, Jorge C. Bechara, que a cada pleito como candidato ou cabo eleitoral, obtém para si ou consegue transferir aos candidatos a quem apóia, uma quantidade expressiva de votos. É difícil falar em números mais específicos, já que este quantitativo modifica-se, em razão de uma série de fatores que envolvem o cenário político e a própria dinâmica de cada processo eleitoral, mas uma coisa pode-se afirmar - "Bechara, é uma espécie de fiel da balança, na arena política municipal".
Controvertido, o ex-prefeito está afastado do poder a mais de uma década e, em período de campanha, costuma ser bombardeado em razão de dois reveses - a rejeição de suas contas de governo pelo TCU, com referencia a convênios que foram geridos por pessoas de sua total confiança; e o envolvimento de um familiar, no sinistro que vitimou o também ex-prefeito D.P. Junior. E nessa ordem, "culpa sem dolo e fado, se justifica" - mas indiferentes, seus adversários cobram-lhe a conta, ou muito além da conta, promovendo um consistente percentual de rejeição a seu nome. No entanto, contrariando as expectativas dos rivais, as acusações, as cobranças e ao longo tempo,
o que tem alcançado, é um surpreendente resultado favorável. Jorge Bechara, continua sufragado quando candidato e sufragando aos políticos aliados, com os votos de milhares de eleitores em Marataízes. Em final de eleição, sua performance aguça a curiosidade de prós e contras e comumente, ouvem-se indagações sobre Bechara, do tipo: Depois de tão questionado, como consegue? De onde tira tantos votos?
São votos de eleitores do centro urbano ou do interior do município?
Com o intuito de declinar das especulações e encontrar respostas plausíveis a essa controvérsia, procuramos pessoalmente ao líder político que, gentilmente aceitou responder algumas perguntas pertinentes cujas respostas buscamos reproduzir com a maior exatidão possível.

OlhoVivo – Qual é a razão, da fidelidade de seus milhares de eleitores em Marataízes, qual é o segredo?

J. Bechara – Não, não tem segredo. (o que que eu posso dizer...), Eu sei é que o norte de meu governo em Itapemirim, de onde Marataizes fazia parte naquela época, foi o bem estar social e, onde eu mais acertei. E as pessoas de modo geral, especialmente as mais carentes, sempre foram uma preocupação na minha vida pessoal e política. Daí, meu objetivo maior como Prefeito foi atuar de forma a melhorar, a facilitar a vida das pessoas, principalmente as do interior do município, que talvez por estarem afastadas do centro, são geralmente as que menos recebem assistência do poder público... E ao longo desses anos todos, continuo fiel aos que acreditam em mim. Atendo a todos que me procuram, indiferente de estar ou não em campanha.. E aqueles que têm dificuldade de me encontrar, normalmente pessoas que moram na área rural, sabem que passo por lá boa parte da semana e as procuro, atendo aos chamados que recebo. Acredito serem estas as razões dos votos que continuo recebendo de forma direta e indireta, porque
nem sempre sou eu o candidato.

OlhoVivo - Atualmente, onde está localizado o maior contingente dos eleitores que se identificam e votam no senhor - no centro urbano ou no interior do município?

J. Bechara – É como eu disse, a minha preocupação sempre foi a sociedade, a pessoa independente de onde estejam. Mas também já admiti, que sempre tive um cuidado especial com o povo do interior, porque penso que eles tem menos assistência. Talvez por isso, durante meu governo, desenvolvi muitas ações por lá, tentei fazer mais fácil a vida do homem do campo. Por exemplo, implantei e construí vários postos telefônicos para facilitar a comunicação com as cidades (não existia celular); construí varias escolas; a manutenção das estradas, era uma prioridade que facilitava a vida dos agricultores, o escoamento das mercadorias, das lavouras; fiz uma grande ampliação de toda a rede elétrica na zona rural que facilitou o desenvolvimento da pecuária e da agricultura e outros serviços... apesar das dificuldades para administrar um município que era três vezes maior que o atual... acho que consegui manter a máquina pública funcionando no interior e por isso acredito que, o agricultor, o pecuarista, o camarada boia fria e suas famílias e todas as pessoas do interior de modo geral, são as que mais se identificam comigo, e hoje a maior parte dos meus queridos eleitores estão no interior do município.

OlhoVivo – Em setembro de 2008, na última pesquisa do Instituto Futura, sobre a eleição municipal de Marataizes, publicada pelo jornal A Gazeta, constavam dados estatísticos de candidato indeterminado – OUTRO (no singular), c/ 18% das intenções de voto e considerável percentual de rejeição. O senhor se identificou nesse "candidato" e, caso afirmativo, que candidatura recebeu a maioria desses votos?

J. Bechara – Sim, com certeza era eu ali, o outro... risos... já que fui sacado da eleição
e meu nome não poderia aparecer. E o que me deixou convencido, foi justamente os números da pesquisa. Depois fiquei convencido também, que a maioria desses votos foram para o atual Prefeito. Porque essa pesquisa, foi publicada a oito dias do pleito e minha candidatura nessa altura não existia mais e meus aliados e correligionários que estavam dando apoio a candidatura de seu Ananias, perceberam que o único candidato de oposição com chances reais de virar a política e vencer a eleição era Dr. Jander. E no final, saíram pelo município pedindo a meus eleitores que votassem nele.

OlhoVivo – Finalizando, gostaríamos de saber do senhor, sobre o convite aceito para fazer a articulação política do Governo Municipal. Está satisfeito com a incumbência ou preferia uma função de objeto executivo, por exemplo?

J. Bechara – risos... eu preferia o objeto... risos, mas falando sério, acredito que estou sendo útil ao Dr. Jander na articulação política. Esses anos todos, me deram experiência e conhecimento de causa e fico muito satisfeito em ajudar, embora eu pense que seria mais útil ao município se tivesse uma atividade mais... operacional, assim, com possibilidade de fazer alguma coisa mais concreta, mas isso é com o Prefeito.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Marcos Vinicius Duarte Côrtes    |      Imprimir