Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2009

Presidente da Autoridade Palestina reconhece os erros do Fat
O presidente palestino, Mahmud Abbas, reconheceu nesta ter�a-feira que seu partido, o Fatah, reunido em Congresso na Cisjord�nia
Presidente da Autoridade Palestina reconhece os erros do Fat
Foto: http://pt.euronews.net/

BEL�M, Cisjordania, 4 Ago 2009 (AFP) - O presidente palestino, Mahmud Abbas, reconheceu nesta ter�a-feira que seu partido, o Fatah, reunido em Congresso na Cisjord�nia, cometeu erros que provocaram sua derrota frente ao movimento radical Hamas, de Gaza.

"Devido ao bloqueio do processo de paz (com Israel), mmas tamb�m por culpa de nossos erros, alguns de nossos comportamentos rejeitados pelo povo, nossos poucos resultados, nosso afastamento do sentimento das ruas e nossa falta de disciplina, perdemos as elei��es legislativas (em 2006) e depois perdemos Gaza", declarou Abbas ante os delegados de seu partido reunidos em Bel�m, no primeiro Congresso do Fatah em vinte anos.

"Estivemos a ponto de perder o que restava da Autoridade Palestina, mas resistimos, aguentamos e tomaos iniciativas. Preservamos a Autoridade em vez de entregar tudo � ocupa��o (israelense) e trabalhamos dia e noite para restabelecer a seguran�a (na Cisjord�nia), quando esta tarefa parecia imposs�vel", acrescentou.

Durante este Congresso de tr�s dias em Bel�m, na Cisjord�nia, cerca de 2.300 delegados devem renovar o Comit� Central e o Conselho revolucion�rio, principais inst�ncias do Fatah, e adotar um novo programa pol�tico.

Fundado em 1959 pelo hoje falecido l�der hist�rio Yasser Arafat, o Fatah monopolizava o poder dentro da Autoridade Palestina desde 1994 antes de ser derrotado nas legislativas de 2006 pelos islamitas do Hamas que o expulsaram � for�a de Gaza em junho de 2007.

O Fatah � tamb�m tido por muitos palestinos como respons�vel pela corrup��o e a inseguran�a nos territ�rios palestinos antes de a Autoridade palestina decidir combat�-los seriamente nos �ltimos anos.

O Congresso ser� apenas o sexto do Fatah, o �ltimo tendo sido realizado em T�nis, em 1989.

na-ezz/pa/cn


Presidente da Autoridade Palestina reconhece os erros do Fatah

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir