Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2009

Detidos na Austrália 4 supostos terroristas que planejavam a
As forças de segurança da Austrália detiveram hoje em Melbourne quatro supostos terroristas, ligados ao grupo somali Al-Shabaab
Detidos na Austrália 4 supostos terroristas que planejavam a
Foto: Reuters

(atualiza com dados sobre os detidos e a operação policial).

Sydney (Austrália), 4 ago (EFE).- As forças de segurança da Austrália detiveram hoje em Melbourne quatro supostos terroristas, ligados ao grupo somali Al-Shabaab, quando planejavam atacar uma base militar em solo australiano, disseram fontes oficiais.

Em entrevista coletiva, o chefe interino da Polícia Federal, Tony Negus, disse que os detidos, com nacionalidade australiana ou residentes no país, preparavam um atentado suicida com a finalidade de causar o maior dano possível.

"A intenção destes homens era penetrar nas barracas militares e matar a maior quantidade de pessoas possível. Este teria sido, se tivesse sido cometido, o mais sério ataque em território australiano", afirmou o chefe policial.

Negus explicou que pelo menos um dos detidos viajou à Somália para pedir uma "fatwa" (decreto islâmico) para legitimar o ataque.

Cerca de 400 agentes participaram da operação, realizada nas primeiras horas da madrugada na cidade de Melbourne contra a célula terrorista relacionada com o grupo Al-Shabaab, da Somália.

Também colaboraram com a ação policiais dos estados de Victoria e Nova Gales do Sul, a Comissão contra o Crime e a Organização Australiana de Segurança e Inteligência (ASIO, na sigla em inglês).

As forças de segurança fizeram 19 revistas em diferentes imóveis da cidade, e detiveram um número indeterminado de suspeitos que estavam sendo interrogados.

Os detidos, um de 26 anos, dois de 25 anos e outro de 22 anos, são de origem somali e libanesa, e, de acordo com fontes policiais, comparecerão na terça-feira perante os tribunais de Melbourne.

O comissário interino explicou que os supostos terroristas queriam usar armas de fogo no ataque.

"Esta operação desbaratou a preparação de um ataque terrorista que teria causado muitas perdas de vidas humanas", disse Negus.

Os suspeitos começaram a ser acompanhados há cerca de sete meses, quando policiais notaram a presença de um dos integrantes da célula nos arredores da base militar de Holsworthy, em Sydney, assim como em outros aquartelamentos, disse o comissário.

A Austrália nunca sofreu um ataque terrorista em seu território, embora os interesses australianos tenham sido alvo de atentados na Indonésia nos últimos anos.

O mais grave foi o ocorrido na ilha indonésia de Bali em 2002, que matou 202 pessoas, entre elas 88 australianos, e o mais recente o ocorrido em julho em Jacarta, no qual 9 pessoas morreram, incluindo três australianos.

As duas ações foram atribuídas pelas autoridades da Indonésia à Jemaah Islamiya, grupo terrorista considerado o elo da Al Qaeda no Sudeste Asiático.

O Al-Shabaab é um grupo fundamentalista islâmico que foi ala militar da antiga União das Cortes Islâmicas (UCI) que, durante 2006, controlou todo o sul da Somália.

O Departamento de Estado americano considera o Al-Shabaab uma organização terrorista relacionada com a Al Qaeda. EFE

Detidos na Austrália 4 supostos terroristas que planejavam atentado

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir