Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2009

Obras de recuperação da Praia Central de Marataízes já apresentam resultados positivos
A segunda etapa das obras de recuperação da praia central de Marataízes está...
Obras de recuperação da Praia Central de Marataízes já apresentam resultados positivos
Foto: Assessoria de Comunicação de Marataízes

A segunda etapa das obras de recuperação da praia central de Marataízes está em fase inicial, mas já apresenta resultados positivos, com depósito de areia e formação de faixa de praia.

Atualmente, os quebra-mares – que são estruturas em pedras entre a nova faixa de areia que será implantada e a água – encontram-se em fase de construção. Eles servirão como uma espécie de barreira para minimizar a energia da onda e propiciar o depósito de areia, evitando assim o avanço da maré.

Além disso, já foram construídos três "caminhos de serviço", que são espécies de trilhas que possibilitam o acesso ao ponto onde os quebra-mares (em um total de três) serão erguidos.

O projeto compreende duas fases distintas, com implantação de cinco obras de enrocamento com reposição de areia ao longo de 2.700 metros de praia, contida por dois espigões, sendo um ao Norte e outro ao Sul, e três quebra-mares denominados promontórios, devido às suas formas especiais, e ainda a colocação de aterro hidráulico com areia entre os quebra-mares, para restaurar a balneabilidade da praia.

A primeira etapa, compreendendo a construção dos espigões, já foi concluída. A segunda foi iniciada em maio e o cronograma de atividades está adiantado.

    Fonte: Assessoria de Comunicação de Marataízes
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir