Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-08-2009

Nova atualização do Google Chrome promete mais velocidade
Nova versão tem ‘temas’, para que usuário personalize o visual da página inicial do navegador.
Nova atualização do Google Chrome promete mais velocidade
Foto: Divulgação

Desde o lançamento de sua primeira versão de testes (beta), em setembro do ano passado, o navegador Google Chrome sempre deu destaque à velocidade de navegação. Nesta semana, assim como já aconteceu em outras atualizações, o Google anunciou que o novo beta está 30% mais veloz que a versão anterior.

"Além das melhoras na execução de JavaScript em nossa última versão de testes, há diversas outras mudanças que devem fazer com que o Google Chrome utilize ao máximo sua conexão. Quando você abre uma nova página enquanto outras ainda estão carregando, por exemplo, o Chrome prioriza as solicitações do novo site – buscando seus textos, imagens e vídeos – em relação às páginas já abertas", explica o blog oficial do navegador.

Outra novidade é a disponibilização de temas, para personalizar a página inicial do navegador– a imagem acima, por exemplo, tem grama de fundo. "Desenvolvemos o Chrome para ser mais veloz, mais estável e mais seguro. Agora estamos adicionando um pouco de estilo, permitindo que você coloque um tema em seu navegador", diz o Google. Segundo a empresa, ainda há poucas opções, mas novas imagens estarão disponíveis futuramente.

Sistema operacional

No mês passado, o Google anunciou que vai lançar o sistema operacional Chrome OS, o que indica uma expansão na área de software. Em entrevista a jornalistas por telefone, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, disse que a preocupação é com a experiência do usuário, e o objetivo é fazer com que mais pessoas possam usar a internet sem depender de computadores "robustos".

Assim como acontece com o navegador de mesmo nome, a meta do Chrome OS será conectar o usuário rapidamente, sem obrigá-lo a esperar longos períodos de carregamento típicos dos sistemas convencionais -- que precisam gerenciar diversos recursos e programas.

O Chrome OS será gratuito e terá código fonte aberto - baseado na "essência" do sistema Linux. Inicialmente, ele será distribuído para netbooks - computadores menores e com menos recursos que os notebooks -, mas poderá ser adaptado para desktops. A aposta da empresa em smartphones, porém, continua sendo com o sistema Android. "São dois produtos diferentes, com funções diferentes", disse Felix.

No final de 2009 o Chrome OS começará a ser distribuído para as comunidades de software livre. Os primeiros netbooks com o sistema devem chegar ao mercado em 2010.

Nova atualização do Google Chrome promete mais velocidade na web
Navegação veloz está entre as prioridades do navegador do Google.
Empresa cresce na área de software e planeja sistema operacional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir