Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-08-2009

EM MEMÓRIA DE RAUL SILVA
Conhecimento e coragem se alternam na grandeza...
EM MEMÓRIA DE RAUL SILVA

Manoel Manhães [email protected]

"Conhecimento e coragem se alternam na grandeza. Você é o tanto que sabe. Homem sem informação, mundo às escuras. Coragem pra usar o que sabe". Frase atribuída ao, entre outros, Cardeal de Retz.

Quando pretendia montar uma assessoria de comunicação Raul Silva pediu-me que resumisse o que eu entendia que fosse uma assessoria de comunicação de uma prefeitura.

Disse-lhe que seria um setor, ligado diretamente ao prefeito e ao chefe de gabinete e ao procurador geral, destinado a antecipar, diagnosticar, planejar e executar planos, estratégias, projetos, ações, reações e peças de comunicação para os diversos públicos (interno e externo) da prefeitura, observando a filosofia, perfil e objetivos do prefeito.

Seria um setor estratégico, ou seja, deveria contribuir e fazer parte das decisões estratégicas da prefeitura. Portanto, teria influência junto ao centro gestor da prefeitura. Apoiaria e auxiliaria na tomada de decisões antecipando informações ("a mercadoria mais valiosa do mundo") que ajudassem a evitar erros, lógico, promovendo acertos e, quando não possível a antecipação, forneceria informações que "corrigissem" o erro, acaso, cometido, para isso teria de manter o prefeito informado de TUDO o que ocorre na prefeitura, na cidade, no estado, no Brasil e no mundo.

A assessoria de comunicação têm o objetivo de qualificar positivamente a imagem do prefeito junto aos seus públicos (interno e externo), para isso é fundamental antecipar-se a tudo o que diz respeito às decisões a serem tomadas e ameaças possíveis, diagnosticar necessidades e propor soluções que auxiliem o prefeito atingir seus objetivos.

Perguntado que nomes eu sugeria no perfil acima logo citei Cristina Rangel no que fui aprovado com louvor.

Cristina, para mim, é o supra-sumo deste perfil de eficiência na comunicação, mas, infelizmente, já estava no staff da Sra. Norma Ayub, prefeita de Itapemirim, então em substituição a ela o nome do Fabiano Facini veio fácil, também, aprovado pelo Raul.

Infelizmente Raul nos deixou e seus planos não vingaram, ainda não vi a que veio a suposta assessoria de comunicação que aí está.

Rogo que este texto não melindre quem hoje ocupa a Assessoria de Comunicação, pois cada um tem sua linha de raciocínio para lidar com o assunto, mas é que fico p. da vida quando sai no jornal uma matéria que afeta a imagem do atual prefeito e sua assessoria de comunicação parece não ter antecipado o fato nem reagido à altura.

Repito: nada contra a pessoa, nem sei quem está no cargo, mas não me conformo com a metodologia usada.

Antes que digam que tenho interesse no cargo, por isso critico tanto a assessoria de comunicação da prefeitura, lamento informar que não, não tenho interesse, embora tenha sido convidado pelo Raul para compor seu time, não me interessa porque "brigo" judicialmente com a prefeitura e essa "briga" me é muito mais intere$$ante e é mais cômodo ficar de fora dando "pitaco", é bem mais fácil ser pedra do que vidraça.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir