Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-08-2009

UMA GOTA NO OCEANO
O meio ambiente � a nossa casa e temos que dividi-lo harmoniosamente com outros seres viventes
UMA GOTA NO OCEANO

O meio ambiente � a nossa casa e temos que dividi-lo harmoniosamente com outros seres viventes. N�s temos a capacidade do pensamento, mas � importante entendermos que existe todo um mosaico de ciclos de vida, que se misturam e se complementam, � nossa volta. Na natureza existe uma l�gica natural que tende ao equil�brio, e � por isso que estamos vivos.

Precisamos de ar, mas este ar precisa ser uma mistura mais ou menos certa de alguns elementos. Precisamos de �gua, mas � necess�rio que essa �gua esteja dentro de um padr�o apropriado para o consumo, sen�o ela nos envenena. Precisamos de alimentos, que t�m que ser cultivados de maneira correta para germinarem. Precisamos ser zelosos com o planeta para continuarmos usufruindo do direito de respirar.

O ser humano � apenas "mais um" ser na natureza. N�o somos um ser "sobre as coisas da natureza". Somos o principal predador porque aprendemos a utilizar a nossa intelig�ncia na obten��o das nossas necessidades, mas abusamos desse dom e nos tornamos ambiciosos. A diferen�a entre a abund�ncia e a escassez dos recursos naturais passa pelas nossas m�os, uma vez que aprendemos a nos sentir donos desses recursos e passamos a control�-los de acordo com as nossas possibilidades.

Gra�as � nossa intelig�ncia e � nossa condi��o de entes s�cio-culturais n�s nos tornamos cidad�os, aprendemos a viver sobre pilares de regras sociais e co-habitamos harmoniosamente uns com os outros nas fam�lias, nas cidades, nas escolas e nas empresas. Mas l� dentro de n�s existe uma voz que insiste em ser ouvida, mesmo no meio de toda essa confus�o aqui fora. Somos avessos � corrup��o, � disputa de egos, ao jeitinho brasileiro, ao consumismo exacerbado, e � m�xima que "tudo acaba em pizza".

Somos uma gota d��gua no meio do oceano, mas uma gota que afeta a todo o oceano atrav�s das nossas atitudes. Cada um � dono de si e age como bem entender, mas temos que considerar que essas atitudes individuais, multiplicadas pelos milh�es ou bilh�es que somos, t�m um impacto monumental. Est� em nossas m�os, diariamente, tra�armos o rumo da hist�ria, porque a hist�ria somos n�s. A nossa atua��o na sociedade � crescente e, acredito, permanente.

Dentro desse universo das coisas que devemos ou n�o fazer, os nossos princ�pios s�o os norteadores das nossas a��es. Avalie as cren�as que voc� tem hoje, os valores que voc� trouxe de casa, e veja aonde voc� quer chegar. Tenha car�ter e compet�ncia, e voc� ver� todas as portas se abrirem. O �nico legado que deixamos para os nossos filhos � o nosso exemplo. Voc� tem que tomar decis�es importantes a todo instante. Tenha �tica, respeito � vida, ousadia, criatividade, responsabilidade social. Somos indiv�duos capazes de fazer escolhas, mas, com o exerc�cio dessa autonomia, recai sobre n�s a responsabilidade sobre os nossos atos, o plantio opcional e a colheita obrigat�ria.

O cientista indiano Deepak Chopra, quando em viagem a Belo Horizonte, disse, em uma palestra memor�vel, que estamos prestes a despertar para uma nova consci�ncia, quando o balan�o social das empresas ser� mais importante que o seu balan�o financeiro. Segundo ele, a chave para uma vida feliz � controlar os sentimentos ruins como a ambi��o e o ego�smo; temos que extinguir os pensamentos negativos, porque "voc� � aquilo que voc� pensa"; precisamos cultivar os bons sentimentos e o desapego das coisas materiais, e "a inten��o divina � que cada ser humano desfrute do sucesso ilimitado". Finalmente, ele descreveu o que entende como o caminho seguro para o sucesso, e sugeriu que cada um de n�s abra o seu cora��o, pois o destino das nossas realiza��es segue "o caminho do amor".

    Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir