Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2009

CHORINHO DE ITAPEMIRIM: SUCESSO GARANTIDO
O Grupo de Chorinho “Papagaio Falador” de Itapemirim vem atraindo centenas de amantes desse gênero musical em suas apresentações.
CHORINHO DE ITAPEMIRIM: SUCESSO GARANTIDO
Foto: Euziane Leal

Por se tratar de música popular e instrumental brasileira, não há quem resista ao encanto de suas exposições.
A equipe itapemirinense, composta por Junior Lopes (violão), Alécio Brazil (cavaquinho), Paulo César (trompete) e Eduardo Morais (percussão) foi formada em outubro de 2008 e já foi destaque num programa de televisão de abrangência estadual.

Músicos, compositores ou instrumentistas, são popularmente conhecidos por chorões, mas apesar do título parecer depreciativo, o ritmo geralmente é agitado e alegre, caracterizado pelo improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica e domínio de seu instrumento.

Considerada a primeira música popular urbana típica do Brasil o choro é difícil de ser executado. Surgiu provavelmente em meados de 1870, no Rio de Janeiro. Entre os chorões mais conhecidos destacam-se Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, já os choros mais famosos são: "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu; "Brasileirinho", de Waldir Azevedo e; "Carinhoso", de Pixinguinha.

Para contratar o Grupo de Chorinho "Papagaio Falador" de Itapemirim basta entrar em contato com o professor de música Júnior Lopes através do celular (28) 9272-3503 ou ainda por e-mail: [email protected]

Duas das músicas mais pedidas para a trupe são "A volta do boêmio", de Nelson Gonçalves e "Pedacinho céu", de Valdir de Azevedo, mas a versatilidade desses rapazes faz com que a equipe intercale outros gêneros, resultando em alegria e descontração para a platéia que interage cantando em coro os antigos sucessos.





    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir