Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 14-08-2009

Artesanato de Itapemirim é destaque no Projeto “Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social”
O Município de Itapemirim, representado pelo Núcleo de Artesanato “Mulheres de Guannandy”, participou nesta quinta-feira
Artesanato de Itapemirim é destaque no Projeto “Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social”
Foto: Prefeitura Municipal de Itapemirim

O Município de Itapemirim, representado pelo Núcleo de Artesanato "Mulheres de Guannandy", participou nesta quinta-feira, do Lançamento do Projeto Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social, do Ministério do Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Espírito Santo e Incaper.

A solenidade aconteceu na Unidade Armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento, em Vitória. O núcleo de artesanato foi contemplado com a doação de 600 quilos de tecidos e aviamentos, que serão utilizados na confecção de vestuário, peças decorativas e utilitárias.

"Ficamos muito satisfeitas com os tecidos e aviamentos doados. Em breve, estaremos produzindo ainda mais, valorizando nossa comunidade e principalmente ajudando na renda familiar", afirmou a artesã Mauricéia Alves Benevides.

A Prefeita Municipal de Itapemirim, Norma Ayub Alves, informou que a experiência da comunidade do Gomes tem motivado a formação de outros núcleos de artesanato.

"Estamos em parceria com o Governo do Estado dando a oportunidade para que os cidadãos do município possam qualificar sua habilidade artesanal e assim, aumentar sua fonte de renda. As Mulheres do Guannandy demonstraram através das peças produzidas e principalmente através do seu reconhecimento a nível nacional, que estamos no caminho certo".


SAIBA MAIS:

Com o objetivo de criar sua identidade artesanal e oferecer às comunidades oportunidade de melhoria na renda familiar, o Município de Itapemirim tem investido em programas de qualificação profissional para os artesãos da região.

O Núcleo de Artesanato "Mulheres do Guannandy", na comunidade do Gomes, é um exemplo do resultado positivo desses programas. Distante 12 km da sede do município, a comunidade é conhecida pela sua proximidade a Lagoa de Guannandy, freqüentada anualmente por centenas de turistas.

As artesãs locais receberam treinamento em designer para a fabricação de bijuterias e acessórios, utilizando matérias-primas abundantes no local, tais como: bucha vegetal, sementes, fibras de banana e de coco.







    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir