Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-08-2009

H1N1, SEM CONTROLE
"Por aqui, clinicamente, propagou-se"
H1N1, SEM CONTROLE
Foto: Arquivo Maratimba.com

Protocolo do Ministério da Saúde determina um quadro clinico que deve ser confirmado em 48h00 – febre alta, tosse e dispnéia (dificuldade de respirar) grave.
Somente com o surgimento desses sintomas dentro do período determinado, é facultado ao paciente a realização do exame para confirmação da gripe suína (H1N1),
e posterior liberação do medicamento importado Ozeltavir (Tamiflu).

Por esta razão, procuramos um profissional de saúde o médico pediatra,
Dr. Luiz Alberto Rocha (foto) para obtermos maiores informações sobre a possível evolução desta epidemia nos municípios de Marataízes e Itapemirim.

Segundo nos disse o médico – "a maioria dos casos clínicos (são muitos), a princípio evoluem de forma benigna como uma gripe comum, mas ultrapassam o prazo estipulado pelo protocolo, ficando o paciente impedido de fazer o teste e obter o diagnóstico, consequentemente, sem acesso ao medicamento. Além disso, a Secretária de Saúde do Estado responsável pelo controle centralizou tratamento e medicação em um apart-hotel em Vitória; não existe um hospital de referência no Espírito Santo; em toda região sul, somente 1 (um) agente em Cachoeiro de Itapemirim está habilitado para fazer o exame; a Vigilância Sanitária anda as escuras, impossibilitada de proceder ao controle in-loco e os médicos, sem a referência necessária para tratar seus pacientes. Por aqui, clinicamente, propagou-se".

O assunto requer responsabilidade, não cabem afirmações extremadas e não devemos e nem temos motivo ainda, para entrar em pânico.
Mas diante das informações do doutor, podemos concluir lamentavelmente, ser premente que os gestores da saúde pública estadual, revejam o tratamento que vem dispensando a população, especialmente as pessoas mais carentes e vulneráveis aos males que se apresentam. Neste caso especifico, é preciso promover a descentralização desses cuidados para abranger aos municípios localizados fora do eixo metropolitano.

E preventivamente, antes que o mal se avoluma e esta pandemia atinja sem nenhum controle os capixabas do interior do Estado.
Alertando: Alô, senhor Secretário ANSELMO TOZZI, vamos tomar providências.
Não meremos passar por outra, VERGONHA!!!


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Marcos Vinicius Duarte Côrtes    |      Imprimir