Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-08-2009

PENSAMOS QUE OS RECURSOS HÍDRICOS SíO INTERMINÁVEIS
"Marataízes tem vários problemas, mas esse é o mais importante a ser encarado no tocante ao meio ambiente"
PENSAMOS QUE OS RECURSOS HÍDRICOS SíO INTERMINÁVEIS
Foto: José Rubens Brumana

Marataízes é o município que mais possui lagoas, são 12 ao todo. Agora ficou constatado o que os ambientalistas já sabiam a tempo: todas as lagoas estão poluídas.

O laudo saiu da coleta constante da VIGIÁGUA, que atua junto a Secretaria de Saúde Municipal. Essa poluição já não é de hoje. Nenhuma autoridade se quer começou um projeto de recuperação. Ecologia não dá voto e ao logo das lagoas muitos votos seriam perdidos. Por onde começar? O que falar e sugerir? Primeiro passo é focar na questão histórica. Não estamos nem ai para o meio ambiente.

Não cobramos o que determina a lei: o mínimo de 50 metros dos leitos dos rios e lagoas. A primeira agressão foi nos idos da década de 70 do século passado quando a rodovia do Sol separou as lagoas de se comunicarem com o mar.

Reflexo esse visível entre o tapete invasor das taboas. Sem nenhuma exceção todas as lagoas em seu nascedouro passam por terras particulares e são margeadas por casas que depositam seus dejetos nos mananciais. São plantações em seu leito de abacaxi fruta que recebe um alto grau de agrotóxicos. O maior grau é de dejetos humanos.

Com o término do asfaltamento da Rodovia do Sol, nenhuma ponte foi incluída para a realização do fluxo e refluxo das águas. Esse foi o tiro de misericórdia. Um dia uma pessoa me disse: "reclamar para que? já fizeram a estrada! quer também que façam pontes?". Apedeuta.

Marataízes tem vários problemas, mas esse é o mais importante a ser encarado no tocante ao meio ambiente. Fossas sépticas de imediato. Criar comitês de cada lagoa e discutir com a comunidade o melhor caminho para a preservação dessas lagoas que nunca foram usadas como atrativo turístico.

O que não se pode é a comunidade se calar e não exigir que desse laudo não surjam medidas para a solução desse embate. Como membro do grupo ambientalista Redescobrindo Marataízes, vou cobrar uma postura de quem deve fiscalizar e recuperar e juntos reverter essa gravíssima situação.


    Fonte: O autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir