Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-08-2009

VIDA VIRTUAL
Chega ser at� pretens�o de nossa parte, mas estudando t�cnicas teatrais, acabamos por entrar um pouco no mundo da psicologia
VIDA VIRTUAL
Foto: Hudson Giovanni

Vivemos em plena era virtual, onde uma grande parte da popula��o mundial se interage e se conecta on-line. A Globaliza��o nos trouxe grandes avan�os e desenvolvimento, mas tamb�m nos causou impactos socioculturais. Atrav�s da Internet temos um choque de informa��es. Pesquisas antes feita em bibliotecas hoje s�o feitas em servidores como Google, Yahoo ou Ask, que j� � s�o os novos "Pai dos Burros". As nossas bibliotecas, antes cheias de olhares curiosos sobre nossas paginas, tiveram que aderir a nova Era e substituir as escrivaninhas por gabinetes de PC�s, o que em momento algum � nossa inten��o denegrir a imagem virtual. Claro, que com dissemos anteriormente, a Rede nos trouxe benef�cios que jamais ter�amos acesso sem ela. Podemos estar sentados em nossa casa e conhecer os grandes monumentos e saber detalhes deles que se mesmo se estiv�ssemos l�, n�o ter�amos tamanho acesso. Mas tais quais as grandes Musas do Teatro (Th�lia e Melpomene) temos as duas faces desse jogo.

Por vezes nos pegamos escrevendo a punho um bilhete, carta, ou at� mesmo uma lista de compras, e nos vemos minimizando palavras, como fazemos no MSN. J� era, e �, absurdo usarmos o v�cio de pron�ncia "c�", ao inv�s do "Voc�", agora ele j� se transfigurou para o "vc". Conversas on-line � uma verdadeira sala de aula da "nova gram�tica virtual" onde tc (teclamos) com pessoas de toda a parte do planeta, e nos tornamos os mais fi�is e queridos "novos velhos amigos de inf�ncia". Desabafamos e contamos nossos mais �ntimos e secretos devaneios com tamanha confian�a que n�o temos com nossos amigos "reais".

Apaixonamo-nos perdidamente por pessoas que se quer vimos uma vez que seja pessoalmente. Pessoas namoram virtualmente, e o que � uma frase at� mesmo paradoxal, s�o namoros virtualmente reais.

Chega ser at� pretens�o de nossa parte, mas estudando t�cnicas teatrais, acabamos por entrar um pouco no mundo da psicologia, e ao nosso parecer, isso poderia ser uma forma que muitos encontram de se encontrar como pessoas. Por vezes o contato no MSN que desabafamos pode ser visto como nosso superego ou indo mais profundamente, acabamos por nos tornar as pessoas que realmente gostar�amos de ser. Forjamos personagens que tem vida pr�pria na Rede. Opini�es e pontos de vista que temos em nosso cotidiano, caem por terra e nos transformamos em outra pessoa. Isso pode vir a ser um problema imenso se n�o cuidado, j� que a "realidade virtual" acaba por ser uma vida mais interessante e nos prendemos a esse mundo imagin�rio podendo acarretar dist�rbios psicol�gicos s�rios.

� preciso muito zelo por parte dos pais e respons�veis por nossos adolescentes, e n�o s� quando tratamos do mundo ilus�rio cibern�tico.

A pedofilia, por exemplo, sempre � mat�ria de destaque em nossos telejornais, revistas e jornais on-line. � um perigo constante na Rede pessoas com certo desequil�brio emocional e sexual.

E como j� dissemos em nossas colunas anteriores, nosso objetivo tamb�m, � defender o ponto de vista da Arte em nossos peri�dicos encontros aqui no Maratimba.Com.

A facilidade com a qual se baixa musicas, v�deos e livros e assustadora.
Sim, � muito mais em conta, j� que temos in�meros sites que baixam conte�do art�stico gratuitamente, baixar um CD ou DVD do artista que mais gostamos. Aquele livro que est�o todos lendo na escola, se baixa em apenas dez minutos de gra�a na Internet.

A cultura no Brasil realmente ainda � algo n�o se popularizou financeiramente. � caro um CD ou DVD original de um cantor ou cantora de MPB ou uma banda/cantor(a) do momento. Um livro rec�m lan�ado ou um cl�ssico da literatura n�o s�o produtos baratos. Ent�o baixa-los na Internet � gr�tis. Mas n�o podemos nos esquecer de todo o trabalho e gasto financeiro que est� contido no produto.

Gravadoras contratam milhares de pessoas e gastam milh�es por ano no lan�amento de seus artistas. Os direitos autorais de cada m�sica cont�m o trabalho e esfor�o art�stico do autor. Escritores e Poetas lan�am suas mais intimas emo��es e suas mais minuciosas pesquisas para nos proporcionar lazer, entretenimento e informa��o. E n�s ao baixarmos suas obras, estamos desvalorizando seu trabalho, j� que por sua vez n�o estamos contribuindo com seu talento. Ent�o, acabaria por n�o termos tanto respeito pelo "�dolo" que tanto temos orgulho de dizermos que somos f�s.

Mas por um outro lado, a Rede tamb�m nos proporciona o encontro com as chamadas "nossas tribos". Antes, encontrar algu�m que se interessasse pelo mesmo assunto era uma �tima coincid�ncia. Hoje fazemos isso com um clic. Encontramos em todo mundo pessoas que compartilham dos mesmos ideais e filosofias que n�s.

Encontramos amigos e familiares que n�o v�amos h� tempos ou perdemos o contato, conhecemos gente interessante, poss�veis relacionamentos reais, acesso r�pido e f�cil a uma gama de informa��es ilimitada sobre todo e qualquer assunto que venha a nos interessar, viajamos (como disse anteriormente) pro todos os mundos confortavelmente sentados em nossa casa. Al�m de informa��o e cultura, como em nossos encontros virtuais aqui no site.

Mas nada substitui o prazer da leitura de um bom livro, ao som de uma boa musica ambos de nossa prefer�ncia. O aprendizado colocado em pratica, como nas salas de aula e os jamais substitu�veis Professores.

Temos que defender a Arte, e assim juntos buscarmos meios de torn�-la popular, para assim termos acesso financeiro com pre�os access�veis a todos.
Fa�amos da Internet nossa aliada nesse comum objetivo. Como toda arma, ela tem duplo uso, para o bem ou para o mau. Cabe a n�s escolhermos o mais apropriado e justo.

E por falar em compartilhar interesses, nossa coluna agora tem sua p�gina na comunidade do orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5682063338013787724&rl=t
Acessem e como se diz na Rede: "add ae!".

Enviem sugest�es, opini�es atrav�s de nossa pagina de recados.
At� a pr�xima, e j� que na Net se navega, como diria Fernando Pessoa:
"Navegar � preciso..." - Hudson Giovanni

[nota] o preciso n�o significa "necess�rio", e sim "elemento de precis�o". Ao navegar, voc� tinha a b�ssola. Que a Internet seja a nossa b�ssola rumo � Cultura e a Educa��o.

Fonte: O Autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir