Categoria Educação  Noticia Atualizada em 24-08-2009

Marataízes proporcionará a comunidade Ensino Técnico Federal
Inicialmente para a comunidade de Marataízes, os cursos de Eletricista Predial, Montagem de Computadores, Instalação de Redes e de Operador de Pedreira.
Marataízes proporcionará a comunidade Ensino Técnico Federal
Foto: Mário Moreira

Por meio de um convênio firmado entre o Município de Marataízes, através do prefeito Dr. Jander Vidal e da vice-prefeita e secretária municipal de educação, Dilcéa Marvila, com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo – IFES (antigo CEFET), a cidade proporcionará a dezenas de estudantes uma formação acadêmica de nível técnico.

A iniciativa que é inovadora, uma vez que a cidade não dispunha até o momento de uma alternativa pública e gratuita de ensino técnico, foi alcançada por meio da parceria com o IFES Pólo de Cachoeiro de Itapemirim, que disponibilizará inicialmente para a comunidade de Marataízes, os cursos de Eletricista Predial, Montagem de Computadores, Instalação de Redes e de Operador de Pedreira.

Os cursos possuem como público alvo aqueles alunos que concluíram a antiga 4ª série, mas que não concluíram o ensino fundamental, bem como os que se encontram em situação de defasagem escolar por idade, uma vez que a proposta, tanto da prefeitura quanto do IFES, é conseguir por meio da oferta desses cursos ampliar a geração de emprego e renda no município.

A estimativa da Secretaria de Educação é que em primeiro de setembro comece a formação dos professores que ministrarão os cursos e em 16 de setembro, aconteça no auditório do CAIC, a reunião pública que definirá os termos do edital de abertura das inscrições para a seleção dos alunos da turma inicial.

De acordo com a Secretária Dilcéa Marvila, os cursos serão ministrados de segunda a quinta-feira em Marataízes nas dependências do CAIC. Já na sexta-feira, os alunos realizarão trabalhos de pesquisas e desenvolvimento no Campus de Cachoeiro de Itapemirim.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir