Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 26-08-2009

"Preservar o Rio Itapemirim é um ato de Cidadania"
Garantiu o idealizador da 6º Descida Ecológica: Navegando o Itapemirim, o jornalista e diretor do “O JORNAL” Hélio Barboza.

Foto: José Rubens Brumana

A idéia dessa descida surgiu quando um grupo de Marataízes, sendo Ele um dos mentores, realizou em 1997 a primeira expedição científica ao rio Itapemirim, que ficou conhecida como "Navegar é Preciso", com percurso inicial em sua nascente na Serra do Caparaó e finalizado no Porto da Barra. Ao todo foram 250 km percorridos com palestra nas comunidades ribeirinhas e trabalho de coleta de suas águas em um trajeto de pura beleza e emoção.

"Foram sete dias que mudaram minha concepção e a maneira de me relacionar com o meio ambiente. O que presenciei, me incutiu a vontade e a importância de ajudar na preservação de um dos maiores rios do Estado. Sem ele não teremos vida nem futuro", enfatizou.

A sexta edição vai contar com diversos grupos ambientalistas do Estado e com o apoio da Policia Ambiental. Todos receberão coletes salva vidas e camisetas do evento. A navegação será feita em barcos a remo, caiaques, barcos a motor e com vontade de ver cada vez mais preservado, o rio Itapemirim. A saída está marcado para acontecer no dia 6 de setembro com concentração às 9 horas da manhã na Vila do Itapemirim, próximo a ponte que atravessa o manancial.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir