Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-08-2009

OLHOVIVO: CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS
A famosa iguaria napolitana.
OLHOVIVO: CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS
Foto: Supremo Tribunal Federal

PALOCCI Á NAPOLITANA

Com o arquivamento da denuncia contra o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci (PT-SP), a Suprema Corte Política (STF), promoveu mais um resultado digno, em forma e paladar, à famosa iguaria napolitana. Numa representação involuntária da revolta popular com o resultado, a procuradora da República Janice Ascari, protestava na rede social Twitter: "No momento da denúncia, o in dúbio é pro societate, não pro réo". De fato, no Direito pátrio quando há dúvida na denúncia, interpreta-se em favor da sociedade. "E incontáveis são as denúncias acatadas por nossos tribunais, embasadas em verossimilhança (indícios), "documentadas" em muitos casos, por matérias jornalísticas tendenciosas. Desde que não seja um Palocci da vida, é claro".



PROMOÇíO DE SUPLENTES

A comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz gastos com os legislativos municipais e aumenta o número de vereadores. Assim, 7.343 suplentes em todo o país estão prestes a serem alçados a vereança. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), ainda precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário. No entanto, fomos informados pelo suplente de Itapemirim, Jean Claude (PMDB), que há um acordo de lideranças para quebra de interstício (intervalo), com a votação em uma única sessão e, que o Rel. Dep. Arnaldo Faria de Sá, fez constar no relatório que os futuros vereadores não terão direito a subsídios retroativos. Se confirmado, a palavra final deverá ficar com o TSE, uma vez que aumento de vagas, altera o coeficiente do sistema proporcional. O número de Cadeiras em Marataízes e Itapemirim, passariam de 9 (nove) para 13(treze), e podem assumir uma vaga os seguintes suplentes:
Em Itapemirim - Jean Claude (PMDB), Adauto Lopes Correa (PRP), Emilson (Missa) Almeida (PR), Erasto da Costa Rocha (PP). Em Marataizes - Carlos da Marinha (PSC), Valtinho (PTB), Gildinho (PP) e Clébinho (PSB).


CORAGEM

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-presidente da Câmara Federal, decidiu liderar um movimento no Congresso para acabar com o fim da intervenção que Ele considera abusiva, do Ministério Público em atribuições do Executivo em todos os níveis da Federação e menciona, desvios de finalidade da instituição. Rebelo diz que a lei, deve ser mais explícita na definição do papel do MP. Em terras capixabas, a prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM) e seu marido o deputado Theodorico Ferraço (DEM), moveram representações contra membros do MP. Segundo Eles, por perseguição e acusações infundadas, respectivamente.


PESOS E MEDIDAS I

Recentemente o deputado Ferraço (DEM), na ocasião em que orientou pessoalmente o serviço que reparou o "trecho do conflito" em frente aos restaurantes, na Av. Atlântica em Marataizes, fez o seguinte comentário a um interlocutor: "eu achava que a equipe do Toninho era ruim, mas a do Jander, é pior". Antes, no mesmo dia, o deputado esteve na casa do prefeito. O que será que conversaram?


PESOS E MEDIDAS II

Entretanto, o deputado desavisado ou persuadido, ou mesmo pensando em agregar valores em Marataízes para a campanha do próximo ano, equivocou-se e fez ingressar em Secretaria de Itapemirim, o maior entrave político eleitoral e quadro mais questionado do ex-prefeito Toninho (PMDB) - nada mais nada menos, que o "ex- 1º ministro" LUGíO, Rodrigo. O mesmo, que enquanto secretário máximo em Marataízes, quis permitir que "aquela" avenida ruísse de uma vez, como testemunham "aqueles" comerciantes; o mesmo, que a contrário senso, promoveu uma obra irregular de 400.000,00, ao apagar das luzes e enquanto ruía à via atlântica; o mesmo, que dias atrás conseguiu providenciar aqui nesse veículo, espaço de mídia para se auto promover com nossos leitores sob a sombra de Sua Excelência. "Olhovivo deputado, esse, não marca posição e não dá voto, desmarca e retira".
NR:- As considerações desse redator sobre o senhor ex-secretário, são de caráter político.


PM SACRIFICADA

A cúpula da Segurança Pública do Estado, numa inversão de valores, resolveu unilateralmente impor um aumento na escala de trabalho dos policiais. Antes, deveria rever as condições de trabalho da corporação. Cursos de reciclagem, equipamentos e soldo por exemplo, deveriam ser prioridades. A Classe, mantém as esperanças de que o vice-governador Ricardo Ferraço, solicitado a intervir, consiga evitar o conflito que se anuncia. Nós da sociedade civil, idem!


VOTO GAY

A Assembléia Legislativa atendendo a solicitação do deputado Givaldo Vieira (PT) promoveu seminário para debater políticas públicas em prol da comunidade LGBT. O deputado acredita que 10% dos 3,4 milhões de capixabas pertencem a esse universo (algo em torno de 340mil pessoas), e precisam de iniciativas por cidadania e contra a discriminação. É muito justo, até porque se os números estiverem corretos, essa comunidade reunida pelo voto, teria força suficiente, para eleger 2 deputados federais e 4 estaduais, comprometidos com a luta por seus Direitos sociais.


DUTY FREE

Segundo A Gazeta, a Secretária da Receita Federal do Espírito Santo Laura Gadelha, disse "estranhar", os desvios e fraudes dos auditores na Receita Federal. A bem da verdade, tem sido mais fácil para algumas instituições de controle e fiscalização deste país, apontar lá, onde convém aos Governos, do que ver cá, à própria cozinha. Realmente o sistema que é corporativista, é também um grande produtor de excessos.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Marcos Vinicius Duarte Côrtes    |      Imprimir