Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-09-2009

ALMA ARTÍSTICA
Difícil exemplificar ou até mesmo nos atrever a diagnosticar a alma e a essência de um artista
ALMA ARTÍSTICA

Difícil exemplificar ou até mesmo nos atrever a diagnosticar a alma e a essência de um artista. Sua mente e seus "Pontos de Vistas" estão além da imaginação dos meros e simples mortais.
Mas se levarmos ao pé da letra tal afirmação estaremos entrando em contradição com nossas colunas anteriores, já que dizemos por vezes que toda criatura tem a essência Divina, e não há mais arte do que na natureza divina. Mas como vivemos em um mundo onde é o tal famoso "rótulo" quem nos classifica, alguns de nós se rotulam, ou são rotulados, Artistas.
Esses são por muitas vezes desprezados ou até mesmo tão mal compreendidos pela sociedade que se tornam seres infelizes e distantes dos demais iguais, já que somos todos "farinha do mesmo saco". O grande problema da sociedade de hoje é que a vida os ensinou a ser realista num ponto de vista pessimista de ser. De que não há beleza em pequenos e simples gestos que passam por despercebidos em nosso dia-a-dia. Somos levados por uma onda de realismo que nos força a ver o mundo a nossa alma sem o olhar dela, da Alma.
Artistas são tão incompreendidos por isso.
Estes seres tão humanamente sobrenaturais são capazes de enxergar a arte em tão pequeninas coisas de nosso cotidiano com tamanha sensibilidade que nós nos esquecemos de saber ver. Por vezes, estes sofrem nosso pré-conceito e são chamados até mesmo de Loucos.
Familiares e Amigos destes nossos artistas, os chamam de utópicos e insanos por querem transformar o mundo com suas idéias e seus projetos de benfeitorias coletivas. Projetos grandiosos nascem e brotam com tamanha facilidade de um simples bate papo entre artistas sentados em uma mesa de botequim, que aos olhos daqueles que estão à sua volta só dizem uns aos outros "papo de bêbado" . Mas não, é tão paradoxal e ao mesmo tempo tão fácil transformar o mundo através da Arte, que os demais não percebem isso, e é fácil diagnosticar o porquê:
Durante toda nossa vida temos o ritualístico de dever de colocar o pão sobre a mesa, pagar o aluguel no fim do mês, junto com as contas de água, luz, telefone, gás, ...
São tantas contas e contas que nos prendemos a um mundo tão materialista que esquecemos de olhar para dentro de nossa alma.
A Arte está presente em nossa alma, e nunca se distanciou dela. É artístico sentar em um domingo de frente a TV para assistir a partida de futebol do nosso time do coração, e nos emocionarmos com cada drible, cada jogada, cada gol. Nosso coração acelera, nossa pressão arterial se descontrola, nossas emoções ficam à flor da pele. E não nos damos conta que é Arte que cada um dos jogadores esta fazendo em campo. É um calculo tão minucioso que é feito com tanta agilidade e desenvoltura, que só um artista saberia fazê-lo; Ao assistir uma cena da novela preferida nos empolgamos e até mesmo dizemos o que a "mocinha" da trama deve ou não fazer, tomamos um ódio mortal dos vilões, e choramos a cada cena de reencontro dos amores perdidos. A Arte mais uma vez nos toca o coração; Nos arrepiamos ao ver um advogado defendendo seu cliente com tamanha audácia e perspicácia, que não nos damos conta que ele está fazendo uso, e até ele mesmo não se dá conta, de que ali há as mais antigas e milenares técnicas teatrais.
Ficaríamos por linhas aqui a nos lembrar do quanto a Arte nos emociona e transforma nossas vidas e não nos damos conta disso, pois nossas almas estão corrompidas pelos fantasmas de uma realidade vil e cruel que nós mesmos criamos.
Se alguém nos conta uma piada, rimos. Mas não é o comediante que é muito bom! Nós nos permitimos rir da anedota. Temos que fazer assim em nosso dia-a-dia. Nos permitir que a Arte esteja em nossas vidas e voltarmos a ter essência artística para melhor enfrentar nossos tropeços e desavenças diárias.
Isso que o Artista faz em seu caminho. Usa da Arte como sua principal defesa contra a cruel realidade, que de real não tem nada.
Por muitas vezes, pela incompreensão do mundo, artistas são criaturas com uma grande aptidão a depressão e melancolia. Aos olhos de um Artista, ele sabe que pode mudar o mundo através de sua arte, dando emoção a cada um dos fatos e problemas diários.
E isso não é utópico! É puro Pragmatismo.
Como já dizemos anteriormente em nossos bate papos aqui no Maratimba, a Arte é a irmã da Educação, e ambas juntas tem sim o poder de mudar o mundo. E isso é tão fácil, ao ponto de vista dos artistas, que eles se entretecem por muitas vezes, por não ter a oportunidade de mostra como.
São seres possuidores de audácia e coragem de enfrentar o mundo e mostrar sua arte com a intenção de fazer deste mundo um lugar melhor para todos viverem. É tão lindo e tão fácil o que esses Anjos Artísticos têm para nos mostrar, mas nós por muitas vezes não permitimos que o façam.
Familiares, colegas de trabalho, vizinhos, Amigos, vamos começar a dar o crédito aos nossos tão queridos Artistas que estão espalhados nos quatro cantos deste nosso mundo, e assim, juntos mudarmos nem que seja um pedacinho do mundo, o pedaço que está em nossa Alma, que é artística.
Eles tem a coragem de enfrentar, vocês tem os meios de auxilia-los nessa caminhada, que é nossa. Fazendo uso de linhas daquele que tenho orgulho de dizer que sou fã, nosso Artista querido Milton Nascimento: "Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, trago comigo as lembranças do que eu era... Todo artista têm que ir aonde o povo esta..."
Vamos ser a mudança que tanto almejamos para este nosso mundo, e como eu já disse, mas jamais deixarei de dizer: "Teatro é a Arte de dizer o que deveria ser Verdade".
Mas antes de me despedir da nossa Coluna desta semana, agradeço a cada um dos internautas de adicionaram nossa página virtual na comunidade orkut. O convite continua sempre, "add ae" (como dizem os navegantes), usem nossa página de recados para nos enviar sugestões, criticas, e tudo mais que lhes forem de vontade. A página é nossa. Copie e Cole esse linc de acesso ao orkut "Arte, um Ponto de Vista", http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5682063338013787724&rl=t
Até a Próxima, e aproveito para comunicar aos Maratimbas de plantão, que a Arte começa suas transformações em Marataízes, neste sábado próximo, uma gama, ou melhor, dizendo, Um Elenco de Artistas, Jornalistas, Escritores, Poetas e Incentivadores da Arte e da Cultura já começam a se encontrar e se organizar para a Fundação da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes". Conclave esta, que temos o orgulho de ser um de seus membros neste seleto Elenco. Juntem-se a nós nesse processo de nova mudança.
(Hudson Giovanni)

NOTA do Colunista: Texto dedicado à Bárbara Pérez, Jocimar do Carmo, Vanessa Lopes e Eberton Ruchdeschel.

Fonte: O Autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir