Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 01-09-2009

Tudo pronto para a VI descida ecológica
O movimento, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do Rio Itapemirim no desenvolvimento econômico e social da região
Tudo pronto para a VI descida ecológica
Foto: O Jornal Online

No próximo dia 6 de setembro, acontecerá a 6ª edição da descida ecológica "Navegando o Itapemirim", um movimento ecológico que tem a realização de O Jornal e reúne ambientalistas, estudantes e órgãos de defesa do meio ambiente.

O movimento, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do Rio Itapemirim no desenvolvimento econômico e social da região, este ano acontecerá junto com as comemorações da 31ª Expoagro de Itapemirim.

Durante o evento, várias embarcações irão percorrer um trecho de aproximadamente 8 quilômetros do rio, quando centenas de árvores serão plantadas em suas encostas, forma defendida para conter a erosão de suas margens. Grande parte do leito do rio vem sofrendo com o assoreamento provocado principalmente pelo desmate da mata ciliar que, ao longo dos anos, vem dando lugar para plantações de culturas e para o assentamento de gado de corte.

Mesmo com todos os problemas constatados, os organizadores do evento se mostram animados com os resultados alcançados nos últimos anos, já que, mesmo de forma lenta, se observa uma considerável melhoria em relação aos cuidados com a preservação do rio.

A VI Descida "Navegando o Itapemirim" também vem ganhando adeptos no meio empresarial e governamental. Para esta edição, além da Prefeitura de Itapemirim e do Governo do Estado, participam como patrocinadores e apoiadores do evento empresas como a Samarco Mineração, Usina Paineiras, TV SUL, Saae, Cooperativa dos Fornecedores de Cana, Cabetur, Pousada Marambaia. Órgãos como Idaf, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros também já confirmaram presença, além de escolas das redes pública e particular de Marataízes e Itapemirim.


    Fonte: O Jornal Online
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir