Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-09-2009

GENTILEZA GERA GENTILEZA
A gentileza, embora t�o antiga quanto a humanidade, � um dos preceitos do mundo contempor�neo, e � elemento imprescind�vel para o bom relacionamento interpessoal
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA

Tenho uma hist�ria que guardo com carinho, de um desconhecido que um dia me ofereceu uma carona emergencial, do aeroporto para a minha casa, em um dia de chuva forte e poucos taxis dispon�veis. O homem, aparentando os seus 35 anos, entre um assunto e outro, me disse que ia conhecer uma sobrinha que acabara de nascer. Eu me lembrei que trazia na mala uma lembrancinha para um rec�m-nascido que eu tamb�m visitaria, e fiquei pensando se deveria ou n�o fazer aquilo que o meu cora��o come�ava a me sugestionar. Quando chegamos ao meu destino, eu abri a mala e ofereci a ele a lembran�a que eu levava, como uma retribui��o pela gentileza da carona. Ele aceitou e, sem nem saber do que se tratava, tirou da pasta o presente que trazia para o beb� e sugeriu que fiz�ssemos uma troca. Desci do carro com o embrulhinho nas m�os e nunca mais nos vimos, nem tivemos not�cias um do outro. Quando abri o presente que o estranho deixou comigo, vi que era um pingente de ouro, delicado, na forma de um trevo de quatro folhas. O s�mbolo da sorte que eu precisava para aquele espec�fico momento da minha vida. Eu me encantei com o mimo, o pendurei no pesco�o e este me acompanhou por anos, at� que se perdeu com o tempo.
O que ficou comigo, dessa passagem, foi o gesto de respeito, a confian�a que em pouco tempo criamos um no outro, e o sentimento de reciprocidade das nossas a��es. Quando me lembro desse caso, me vem � mente a frase "gentileza gera gentileza", e tenho a n�tida sensa��o de que � poss�vel viver a vida mais leve.
A gentileza, embora t�o antiga quanto a humanidade, � um dos preceitos do mundo contempor�neo, e � elemento imprescind�vel para o bom relacionamento interpessoal, seja em qualquer �poca e em qualquer lugar. As atitudes educadas nos abrem as portas para a conviv�ncia harm�nica e nos municiam de mais recursos para interagir com o mundo melhor que vislumbramos.

A palavra "gentileza" me remete a uma hist�ria de simplicidade e pureza, que conto aqui para aqueles que n�o conhecem.

O Profeta Gentileza

Em meados dos anos 60, na cidade de Niter�i, Rio de Janeiro, um homem chamado Jos� Datrino resolveu deixar de lado a sua vida de trabalhador rural para andar pelas ruas pregando palavras de amor, de consci�ncia e de gentileza. Ele peregrinava pelas ruas clamando frases de agadecimento a Deus, e entoava temas como "a gentileza � o rem�dio para todos os males". As pessoas o apelidaram de "Jos� Agradecido" ou "Profeta Gentileza", pelas palavras valorosas que ele sempre tinha a oferecer. Mesmo vivendo na pobreza, ele pintou muros e espalhou os seus ensinamentos pela cidade do Rio de janeiro, para onde se mudou nos anos 70. Deixando uma hist�ria de luta, na tentativa de difundir as suas cren�as, o Profeta Gentileza morreu em 1996 e nos deixou um legado de responsabilidade para todos aqueles que compreendem a amplitude desses ensinamentos.

O que tenho a dizer � que "ser gentil" � algo que podemos ter como um diferencial nas nossas vidas, sem custo algum. E � uma rela��o ganha-ganha, onde n�s aprendemos a ser pessoas melhores e o mundo tamb�m recebe melhor as nossas a��es.

Ainda hoje, ouvimos falar em pessoas "formadores de opini�o", aquelas que pensam, criam, inovam e divulgam as suas id�ias, influenciando outras pessoas. O mundo de hoje est� precisando de "formadores de consci�ncia", que s�o aqueles que ensinam os outros a pensar por conta pr�pria, a cultivar seus princ�pios e valores pessoais e a desenvolver senso cr�tico. Este � o papel dos educadores, dos pais e das pessoas em geral.

Sempre ouvimos dizer que temos que deixar um mundo melhor para os nossos filhos, mas fica a dica para reflletirmos e deixarmos filhos melhores para o nosso mundo!


Fonte: A Autora
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir