Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 07-09-2009

Fundada a Confraria das Artes de Marataízes
Fundação da "Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes"
Fundada a Confraria das Artes de Marataízes
Foto: Fundada a Confraria das Artes de Marataízes

Reuniu-se no sábado dia 05 de setembro, uma gama de artistas, intelectuais, poetas, escritores e jornalistas a convite de quatro idealizadores de uma confraria, a fim de disseminar a cultura e a arte no município de Marataízes. E assim nasceu a "Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes". A finalidade desta Confraria é reunir pessoas que tenham o interesse de preservar a cultura e a leitura fazendo com estas sejam popularizadas, acabando com esse paradigma de que arte e cultura são para os nobres.
A cultura e a arte no país têm a imagem mítica de somente os que chamamos de "classe mais favorecida" financeiramente, terem acesso, quando não nos atentamos que cultural de fato é o povo, o popularesco. E com o decorrer dos anos, a cada dia que se passa, a arte popular tem sido mais difundida e tendo o ar de glamour que sempre mereceu.
Se pararmos para pensar e começarmos a realmente diagnosticar a arte e a cultura, muitos dos seus paradigmas cairiam por terra e teríamos uma nova imagem da arte. Mais diariamente popular. Muito se discute a competência e a forma de arte usada por muitos dos artistas, mas muitos também são discriminados por serem audaciosos ou até mesmo "modernistas" demais. Se ficarmos a pensar qual caminho da arte é correto e mais viável a se seguir, nunca sairemos do lugar.
A arte é tão peculiar e tão ao mesmo tempo expansiva pelo simples fato de cada ser, cada objeto, cada linha que escrevemos, tudo ao nosso redor é arte. E o que é novo, é nascido da arte. E quando não o é, a arte sempre reinventa e recria a partir de uma tela em branco, ou de uma forma já criada.
Haja vista a tão famosa Semana de Arte Moderna de 22. Se naquele tempo Oswald, Mário, Tarsila e tantos outros dos grandes idealizadores da maior manifestação artística da história do Brasil, tivessem se importado ou continuado a seguir os "padrões" exigidos, hoje muito do que conhecemos não teria a mesma essência que possuí
A arte tem o poder de mudar o mundo. Já dissemos isso em outras colunas, mas como defensores da Arte, temos o compromisso de jamais permitir que esta mensagem seja sempre enviada aos corações e as almas sedentas daquilo que ainda não compreendem.
Mas como dizemos em Teatro: Voltemos ao texto.
A Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, têm como missão a popularização da Arte, da Cultura e das Letras, fazendo que estas sejam de acesso fácil e garantido, valorizando o povo, que é a maior prova e forma de Arte e Cultura de um país.
Nesta Reunião de Fundação da Confraria, ficaram nomeados os quatro idealizadores ( a Enfermeira, Poetisa e Escritora Senhora Bárbara Perez, o Cirurgião Plástico e Poeta Dr. Joel Araújo, a Escritora e Poetisa Senhora Isaura Theodoro, e este colunista, Poeta, Escritor, Diretor e Instrutor Teatral Senhor Hudson Giovanni), sob as nomenclaturas de nobreza e honra da Confraria:
• Dona Bárbara Pérez, Grã Mestra da Poesia, Prior da Casa do Grã Mestrado Preceptor e Conselheira Fiel da Presidência;
• Dom Joel Araújo, Grã Mestre Guardião da Cultura, Prior da Casa do Grã Mestrado das Armas;
• Dona Isaura Theodoro, Grã Mestra das Letras e Linguagem, Prior da Casa do Grã Mestrado Oficial de Recrutamento;
• Dom Hudson Giovanni, Grã Mestre das Artes, Prior da Casa do Grã Mestrado de Cerimônias e Crônicas.
Esses são conhecidos dentro da Confraria, como as "Quatro Vogais Máximas", e já fizeram a "Primeira Conclave das Quatro Casas", onde discutiram os parâmetros e desígnios da Confraria, suas atribuições e a data para Cerimônia de Posse das vinte cadeiras da Confraria, que se realizar-se-á nas festividades da Emancipação Política de Marataízes no mês de outubro de 2009.
Esse é apenas o primeiro passo de tantos que serão dados junto à comunidade de Marataízes e Região para assim fazermos através da arte um mundo melhor para todos.

    Fonte: Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir