Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 11-09-2009

Navegando na História do Rio Itapemirim
A VI Descida Ecológica navegando o Itapemirim, que aconteceu no último dia 6 desse mês, objetivou chamar a atenção para a potencialidade que envolve o Rio Itapemirim.
Navegando na História do Rio Itapemirim
Foto: José Rubens Brumana

A VI Descida Ecológica navegando o Itapemirim, que aconteceu no último dia 6 desse mês, objetivou chamar a atenção para a potencialidade que envolve o Rio Itapemirim, sua história e cultura. Por suas águas cingem toda a pujança econômica do sul do Estado. Tendo como ponto de chegada e partida o Porto da Barra, o maior do sul litorâneo. Esse fundamental recurso hídrico garante a sobrevivência de a mais de 550 mil pessoas espalhadas pelos dezesseis municípios que compõem sua bacia.

Enfatizou o idealizador do evento o jornalista Hélio Barboza, buscando fundamentos históricos que demonstrem a importância do Porto da Barra. "Em 1852 o Porto da Barra já era ligado por navegação a vapor com todos os portos capixabas até Caravela na Bahia". Açúcar, aguardente, milho e madeira eram os principais produtos embarcados.

"Com a decadência do açúcar surgiram no Vale do Itapemirim, o café fazendo com que a região fosse uma das maiores em exportação, competindo com a capital Provincial", relatou. Em dias de gloria pelo Porto da Barra era escoado cerca de 60% de toda a produção do Estado.

"Com o incremento da economia cafeeira fez surgir ao entrono do Porto a localidade de Barra do Itapemirim, que funcionava como um entreposto comercial para o interior", explicou outro participante da Descida o professor e historiador Luciano Rettore Moreno. O que foi a salvação do Vale serviu também de avanço sobre o maciço da Mata Atlântica que foi sendo substituída por lavouras de café e a cana de açúcar. "Com o assoreamento do seu leito a navegação do Rio Itapemirim realizada por grandes barcaças foram sendo impedidas de atracar no Porto da Barra", diz Rettore Moreno.

Com a desativação da navegação marítima no Rio Itapemirim, o transporte por vias férreas foi a solução encontrada, argumenta Luciano. Após a inauguração da Estrada de Ferro Itapemirim, que ligava ao Porto da Barra à Cachoeiro, toda a produção passou a ser escoada dessa forma."A decadência do Porto se deu por volta de 1910 após a inauguração da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1910, ligando Cachoeiro ao Rio de Janeiro.Começou de fato o abandona e falência do Porto da Barra que hoje se encontra abandonado", finaliza Luciano Moreno.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir