Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-09-2009

É PRECISO BRIGAR PELO DIREITO À VIDA?
Que país é este que deixa seus filhos morrerem a míngua?
É PRECISO BRIGAR PELO DIREITO À VIDA?
Foto: www.maratimba.com

Deveria iniciar este texto com um sonoro palavrão: PQP! Que país é este que deixa seus filhos morrerem a mingua? Porém, clamo por SOS. Onde estão os direitos do cidadão garantidos na Constituição Federal? Qual é verdadeiramente o dever do Estado quando o assunto é saúde?

Não falo aqui de uma simples dor de barriga. Refiro-me ao câncer, que mata! Dignidade é termo extinto do dicionário de quem manda? Uma jovem senhora de apenas 36 anos foi acometida por um câncer de mama. Pobre, faxineira, mãe de cinco filhos e com o marido cego, luta insistentemente pelo direito de prosseguir sua já tão sofrida vida. Fila para conseguir consulta com cardiologista, oncologista e tantos outros "istas" mais. Ah, para conseguir o ‘anestesista’ teve de desembolsar cerca de R$ 50,00. Fica a pergunta: para quê direção hospitalar, secretarias municipal e estadual específica, superintendência na área, Ministério da Saúde, se a saúde está morrendo?

Essa jovem senhora teve sua cirurgia marcada para o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim em 15 de setembro de 2009, no entanto, sua entrada no Centro Cirúrgico ou sei lá onde, esteve agendada para o dia anterior. Não aconteceu por falta de vaga. Sugestão do hospital: ‘volte amanhã bem cedo e tente pegar senha para uma vaga’! Ela saiu de casa às 4h (quatro horas da madrugada) e às 8h me ligou transtornada dizendo que não conseguira vaga para ser hospitalizada e fazer a retirada de sua enferma mama.

Nada tenho contra o SUS, mas, também, nada a favor. Apenas imploro encarecidamente: não deixemos ainda mais marginalizados, o eleitor, o cidadão, o trabalhador, a mãe, o desempregado.


    Fonte: O autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir