Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-09-2009

Cursos e biblioteca no presídio de Marataízes
A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal oficializaram junto a Secretaria de Estado de Justiça e do Centro de Detenção Provisória de Marataízes – CDP, uma parceria para implantação de cursos e biblioteca.
Cursos e biblioteca no presídio de Marataízes
Foto: Mário Moreira

A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal oficializaram junto a Secretaria de Estado de Justiça e do Centro de Detenção Provisória de Marataízes – CDP, na última quinta-feira (17/09), nas dependências do centro prisional, um termo de parceria que possibilitará aos detentos algumas concessões de benefícios.


O evento que contou com as presenças de várias autoridades municipais e estaduais, entre elas o Prefeito de Marataízes Dr. Jander Nunes Vidal, a vice-Prefeita e Secretária de Educação Dilcéa Marvila, o Secretário de Estado de Justiça Ângelo Roncalli, o Diretor do centro prisional Sebastião Dal Piaz e o Diretor da Biblioteca Municipal Renato Alves, serviu para oficializar a parceria para o desenvolvimento de três importantes projetos sociais no interior do CDP.


Através dessa parceria a Prefeitura inaugurou uma extensão da Biblioteca Municipal no Centro Prisional, com a cessão inicial de cerca de 700 livros que foram especialmente selecionados pela equipe de psicólogos da Sejus. Na ocasião também foi inaugurada a sala de aula montada pela equipe da Secretaria de Educação, onde de imediato serão ofertados aos detentos cursos de alfabetização e gradualmente, conforme o desenvolvimento e a necessidade, serão implantadas novas turmas de 1º ao 4º ano no sistema do EJA municipal.

Outra iniciativa importante que fez parte do termo de parceria foi o desenvolvimento de um ambiente equipado para a criação de um grupo de apoio a dependentes químicos, pois conforme dados estatísticos, a maioria dos detentos atualmente internados no CDP de Marataízes, para lá foram por terem se envolvido com alguma atividade ligada a drogas ilícitas.


De acordo com a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação Dilcéa Marvila, a Secretaria com essa ação dá mais uma passo rumo à cidadania plena, pois assim passa a cumprir com os ditames do texto Constitucional no momento em que oferece educação e dignidade indistintamente a todos em Marataízes.

"Acreditamos que estamos hoje plantando uma semente que certamente nos proporcionará bons frutos, pois estamos oferecendo aos presos do CDP, uma boa e interessante alternativa para minimizar seu tempo ocioso. Estamos lhe oferecendo educação, cultura e apoio psicológico, onde antes não existia nada, apenas um banho de sol", afirma Renato Alves.


Já o Secretário Estadual de Justiça Ângelo Roncalli, fez questão de enaltecer em seu discurso a presença das autoridades municipais na solenidade, afirmando "não é comum à presença de prefeito e de secretariado nos eventos dos centros prisionais, de forma que para mim fica demonstrado o interesse e o comprometimento da Administração de Marataízes com a segurança do município".

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir