Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-09-2009

A LEI DA ANTECIPAÇíO
Na política a lei da antecipação é a marca da sabedoria e da prudência.
A LEI DA ANTECIPAÇíO

"Ora, o que faz um soberano brilhante e um sábio general conquistarem sempre o inimigo, e suas realizações superarem as dos homens comuns, é a presciência da situação..." (Sun Tzu, A arte da guerra).

"Problemas sérios, no início, são difíceis de identificar, mas são fáceis de resolver; com o tempo, eles tornam-se fáceis de reconhecer, mas difíceis de resolver" (Maquiavel, O Príncipe).

Na política a lei da antecipação é a marca da sabedoria e da prudência. Saber antecipar - dentre os muitos problemas, conseqüências não previsíveis da ação política, - pontos vulneráveis, erros cometidos, e as inevitáveis falhas que se cometem na política, - quais se tornarão problemas realmente sérios e graves, verdadeiras ameaças ao seu poder - é uma ciência e uma arte.

A lei da antecipação diz respeito, fundamentalmente, aos governantes. Os historiadores têm demonstrado que os erros dos que mandam, se não são a causa original, são as causas precipitantes das revoluções. Assim sucedeu com as duas grandes revoluções dos tempos modernos: a Revolução Francesa e a Revolução Russa. No Brasil, embora em menor escala, há os exemplos: da "redentora" de 1964 e o impeachment de Collor.

No jornalismo, também, há de se ter a ciência e a arte da antecipação, o "furo" de reportagem faz a glória de muitos, no entanto, há de se respeitar a vontade das fontes (a origem da informação) e o risco que elas correm de, principalmente, perder(em) o emprego, assim perdem os dois: a fonte e o jornalista / repórter, mas a informação por ser de interesse público não pertence à fonte nem ao jornalista, mas à população, o dilema se resolve na consciência de quem reporta o que lhe informam.

Aos leitores uma espécie de jogo de advinhação: -Carangola no hospital; o abacaxi da festa; o 13º que veio 1º; as "Águas" do Palácio; o processo de Kennedy; o triunvirato do pão-de-queijo; a marina e o cais; o peixe e a isca, a CPI da Quadra; etc. a que, supostamente, podem se referir ????????


    Fonte: O autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir