Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-09-2009

ESCRITORA DONA BÁRBARA PÉREZ RECONHECIDA EM TODO O ESTADO DO ES
“A arte de escrever é sujar folhas brancas com o sentimento.”
ESCRITORA DONA BÁRBARA PÉREZ RECONHECIDA EM TODO O ESTADO DO ES
Foto: Hudson Giovanni

"A arte de escrever é sujar folhas brancas com o sentimento."

Essa frase que a escritora Dona Bárbara Pérez conota em suas atribuições de poetisa ao desabafar suas paixões imensuráveis pela poesia, usa da solidão e a ausência familiar para envolver-se no universo poético, expressando as saudades da terra natal, São José do Calçado, na Serra do Caparaó. Em seus poemas exuberantes, audaciosos, porém sensibilizados e imortalizados na sua amada e fiel companheira, a divina inspiração: "Pagu".

Poetisa eternizada pela essência rica e liberta de preconceitos literários, expondo seu interior quase que selvagem ao deleite dos apreciadores da forma viva e audaciosa de expor seu universo poético.

Dona Bárbara Pérez lançou-se como poetisa em 2003 com sua obra "Mulher", pleiteada pelo DR. Jefferson Spadarott Bullus, na época prefeito do município de São José do Calçado (atualmente Dr. Jefferson é chefe da fiscalização estadual).

A poetisa está participando de três lindas coletâneas em Rio Grande do SUL, no evento de Bento Gonçalves, com sua biografia e textos literários, onde estará mais de 500 escritores de todo o Brasil, expondo o mundo cultural das letras.

Atualmente a escritora dedica-se á fundação da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, preservando sempre o sonho de enriquecer ainda mais a cultura deste município que a poetisa adotou e tanto ama, que já é imbuindo de riquezas culturais, ostentando o privilegio de ter pessoas enriquecidas culturalmente á seu dispor na Secretária Estadual de Cultura.

"LOBA" é sua mais recente obra, lançando-a em seu município natal, cuja terrinha de aproximadamente 16 mil habitantes tem o luxo de ter mais de setenta escritores e poetas, quando então dos festejos da inauguração da sede acadêmica, doada pelos familiares do saudoso Dr. Jose Carlos da Fonseca, a escritora teve o orgulho de gabar o lançamento de sua obra entre outras personalidades da cultura calçadense.

O prefeito de São José do Calçado, Sr. Jose Carlos de Almeida entregou a placa condecorativa á escritora pleiteada com efusivos cumprimentos de uma obra literária em inspirados versos.

Em sua total simplicidade, expõe sua eterna gratidão ao Sr. Prefeito do município de São Jose do calçado, e a todos da Academia Calçadense de Letras, fixando na parede exterior do prédio da sede Acadêmica Casa das Letras uma honrosa placa com os nomes de todos valorosos escritores da terra calçadense ,onde lê-se o nome dessa modesta escritora que atualmente reside em Marataízes, trazendo consigo a bagagem cultural da cidade que é um orgulho dos Caparaóenses.

A poetisa idealizou fundar uma Academia com a ética e princípios que rege o estatuto e seus regimentos internos, porém com ideais que almeja alcançar a popularização, que se destine buscar objetivos inseridos á fortalecer o rall das artes, da cultura e letras ministradas por pessoas que cultive uma só ideologia, em prol do fortalecimento, expansão e enriquecimento cultural de Marataízes. E Assim nasceu a Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, que terá sua Fundação Pública aos dezessete dias do mês de outubro de 2009.

Dom Hudson Giovanni, Grã Mestre das Artes

[Nota] do autor: Texto dedicado a peça chave que uniu seu sonho aos sonhos de outros três idealizadores da nova cultura, de forma que estes sonhos tornassem objetivos, e assim tornar a Arte, a Cultura e as Letras, parte do popularesco, já que este emana cultura. A Cultura lhe cultua Dona Bárbara Pérez, nossa Grã-Mestra da Poesia.

E não se esqueçam que nossa página na comunidade orkut está à disposição de todos os leitores. Será uma honra tê-los conosco em nossa página de amigos. Este é o link de acesso:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5682063338013787724&rl=t




    Fonte: O autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir