Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 25-09-2009

Número de transplantes no país cresce 24%, diz Ministério da
Governo lança campanha neste domingo para ampliar doações.Entre janeiro e junho de 2009, foram feitos 2.041 transplantes de órgãos.
Número de transplantes no país cresce 24%, diz Ministério da
www.institutomauriciodenassau.com.br/

Por Robson Bonin

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (25) dados que mostram um aumento de 24,3% no número de transplantes de órgãos - com doador falecido - realizados no país durante o primeiro semestre de 2009, se comparado o mesmo período de 2008.

Segundo o ministério, entre janeiro e junho de 2009, foram feitos 2099 transplantes de órgãos. Em 2008, no mesmo período, foram 1688. Nesse mesmo intervalo, houve crescimento nacional da quantidade de transplantes de rim de 30,28%. O transplante de fígado aumentou 23,17%. Para ampliar ainda mais essas estatísticas e sensibilizar a população para a importância de informar os familiares e amigos sobre a intenção de ser doador, o Ministério da Saúde lança, neste domingo (27), a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

Tendo a conversa como tema, a campanha mostrará a importância de comunicar aos familiares a decisão de se tornar um doador. As peças publicitárias vão esclarecer que o possível doador não precisará deixar nada escrito, mas simplesmente comunicar sua família sobre a intenção de ser um doador.
Slogan

Com o slogan "A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas", a nova campanha de doação de órgãos começa a ser veiculada no domingo nas televisões e rádios de todo o Brasil.

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Rosana Nothen, falou da importância da doação de órgãos. "De 2004 a 2008, dobramos o nosso gasto com transplantes, mas, além de recursos materiais, precisamos do bem mais valioso, e mais escasso, que são os órgãos doados. Por isso, reforçamos a necessidade da população se engajar nessa campanha e na doação de órgãos, não somente autorizando a doação mas também exercendo seu direito de informação e decisão sobre este assunto perante a morte de um familiar", disse Rosana.

Para encontrar uma maneira diferente de estimular a doação de órgãos, a campanha deste ano vai promover partidas de futebol de areia no Rio de Janeiro. Cinco times vão disputar o jogo na Praia de Ipanema, no campo de areia do Posto 10, a partir das 9h.

Em pelo menos três partidas estarão em campos pacientes transplantados do Hospital Geral do Bonsucesso (HGB) e profissionais do Ministério da Saúde.
Córnea

Os dados do Ministério da Saúde relativos aos transplantes de córneas mostram queda de 2,33% no primeiro semestre de 2009, frente ao mesmo período de 2009. Os transplantes de coração caíram 2,04% e o de pulmão, 15,38%.

Segundo o ministério, a quantidade de transplantes de córneas realizados caiu percentualmente porque alguns estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul, conseguiram zerar a lista de espera para córnea e, dessa forma, diminuíram a demanda reprimida de pacientes que necessitavam de córneas.

No caso de coração e de pulmão, a queda ocorre devido a impeditivos, como o tempo de isquemia e as condições de manutenção do doador, ou seja, eles resistem menos tempo sem circulação e oxigenação, diz o ministério.
Fila de espera

A lista de espera por um transplante no Brasil diminuiu 1% entre dezembro de 2008 e julho deste ano, quando 63,8 mil pessoas aguardavam por um transplante no país. No fim do ano passado, era de 64,4 mil pessoas.
Recursos

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2004 e 2008, os gastos com transplantes aumentaram 101,34%, passando de R$ 409,4 milhões, em 2004, para R$ 824,2 milhões, em 2008. O Sistema Único de Saúde (SUS) financia os procedimentos relativos aos transplantes, desde os exames para inclusão em lista de espera até o acompanhamento pós-transplante.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir