Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-10-2009

GELÉIA GERAL
Me parece que o Balestrassi não precisa se desincompatibilizar do cargo de vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)
GELÉIA GERAL

A entrada do ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, no PV, da presidenciável e, certamente, fenômeno eleitoral, Marina Silva, misturou as peças do xadrez político 2010. Com ele na disputa, o governador pode até mesmo, embora eu não creia, substituir Ricardo pelo Coser, Ricardo na vice.

O surgimento deste quarto palanque (se Balestrassi se candidatar a governador) joga a eleição para o segundo turno, colocando em sério risco o projeto eleitoral de Hartung.

Me parece que o Balestrassi não precisa se desincompatibilizar do cargo de vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a mais importante entidade representativa dos municípios brasileiros, para disputar uma eleição. No entanto, como o atual presidente da CNM, o gaúcho Paulo Ziulkoski, vai concorrer a cargo eletivo no próximo ano e deve ser eleito, Guerino deve chegar à presidência da entidade, o que vai fortalecer ainda mais sua posição no mercado político de tal forma que, talvez, venha candidato ao Senado e não ao governo. No Senado e presidente da CNM Balestrssi bagunça os planos de Coser em 2014.

Se o governador ajudou a eleição de Casagrande para o Senado, em 2006, o PSB ajudou nas duas eleições de Hartung ao governo, na primeira como sigla do governador e na reeleição na composição dos partidos, assim a conta está paga de lado a lado.

Reafirmo minha opinião: Casagrande não vem como governador, pois Ciro Gomes não vem como presidente. Lula não confia em Ciro e ri muito quando apontam Ciro como possível plano B à malfadada campanha da Dilma. "Ciro bom é em São Paulo", diz o presidente em off.

Como, ainda, é cedo, mas "Deus ajuda quem cedo madruga" duas novas possibilidades podem surgir: Rita Camata (agora PSDB) vice do Luiz Paulo e Casagrande vice do Balestrassi. Mas continuo apostando em Ricardo Ferraço e Givaldo Vieira. E Hartung fará de tudo para Rita e Balestrassi concorrerem ao Senado derrubando Magno Malta. Gerson Camata viria como suplente do Hartung que sonha ser convidado para algum ministério.

Email: [email protected]
Site: http://nynhoktimes.blogspot.com

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir