Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-10-2009

Motos, carros e lanchas reforçam segurança no Círio de Nazaré
Evento ocorre tradicionalmente no segundo domingo de outubro.Crianças, idosos e turistas devem usar identificação.
Motos, carros e lanchas reforçam segurança no Círio de Nazaré
Foto: g1.com

Os últimos preparativos para a festa religiosa do Círio do Nazaré, em Belém, estão sendo concluídos. De acordo com reportagem da Agência Brasil, a previsão é que 2 milhões de pessoas participem do evento, considerado a maior manifestação religiosa da América Latina.

O número de turistas subiu pelo menos 10% nos últimos seis anos, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Uma parte significativa desses viajantes é formada por estrangeiros.

Motos, carros e lanchas devem ser usados na segurança. O major Carlos Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, disse à Agência Brasil que o esquema deve ser o mesmo adotado no ano passado, com uma sala de monitoramento. "Apesar do grande volume de pessoas, o evento transcorreu dentro da normalidade e com segurança. E é isso que queremos repetir este ano", disse.

Também participam do trabalho as polícias Civil e Militar e a Defesa Civil. Os profissionais são coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O Círio de Nazaré acontece tradicionalmente em outubro, partindo da Catedral da Belém com destino a Praça Santuário de Nazaré. Este ano, o evento está marcado para 11 de outubro, mas as festividades começam antes dessa data.

Identificação


O secretário municipal de Saúde de Belém, Antonio Vinagre, diz que pessoas com sintomas de gripe ou qualquer outra doença devem evitar participar da procissão. Crianças, idosos e até turistas devem usar pulseiras ou crachás com nome, endereço e contato de familiares.

A prefeitura da capital paraense informa que haverá reforço de profissionais em unidade de pronto-socorro, além de postos de atendimento no percurso percorrido pelos fiéis.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir