Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-10-2009

Presidente interino admite possibilidade de restituir Zelaya ao poder de Honduras
Volta precisaria ser respaldada pela Justi�a, diz Micheletti.Mais cedo, ele prometeu levantar o estado de s�tio no pa�s.
Presidente interino admite possibilidade de restituir Zelaya ao poder de Honduras
Foto: (Foto: AP)

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, disse nesta segunda-feira (5) que admite a possibilidade de restituir o presidente deposto do pa�s, Manuel Zelaya, ao cargo, em uma tentativa de acabar com a crise pol�tica e conduzir o pa�s at� as elei��es de 29 de novembro.

"Se houver elei��es no pa�s, transparentes, e elegermos o novo presidente, daqui para l� podemos falar em qualquer cen�rio, qualquer solu��o", disse, questionado sobre o assunto.

"Creio que h� um motivo para sentar e dialogar", disse. "A restitui��o � uma aspira��o do senhor Zelaya, mas deve ser feita com bases legais."

Ele explicou que a decis�o teria de ser respaldada pela Justi�a, pois "n�o se pode restituir um senhor que tem problemas legais", disse Micheletti em entrevista � TV local.

A Justi�a de Honduras tem um mandato de pris�o contra Zelaya, que � acusado de trai��o e de tentar alterar a Constitui��o para obter uma nova reelei��o. Ele nega as acusa��es.

A declara��o de Micheletti mostra uma mudan�a de tom, pois, inicialmente, o presidente interino n�o admitia a volta do rival pol�tico ao poder.

Pressionado dentro e fora do pa�s, Micheletti j� havia dito nesta segunda que vai pedir a seu Conselho de Ministros que revogue o estado de s�tio vigente no pa�s h� oito dias.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir