Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-10-2009

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão diretamente associados à prática diária de corretos hábitos alimentares.
HÁBITOS SAUDÁVEIS

Cuidando da alimentação

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão diretamente associados à prática diária de corretos hábitos alimentares.

Sabemos que comer é essencial para a vida e que o alimento é a fonte de energia, vitaminas e tudo mais que o corpo necessita para manter o seu funcionamento, mas temos que nos lembrar que cada nutriente serve para uma determinada função. Dessa forma, a alimentação deve ser a mais variada possível para que o organismo receba todos os tipos de nutrientes necessários.

Na verdade, a gente se alimenta de maneira errada. Almoçamos com pressa, mastigamos de qualquer jeito, comemos qualquer coisa para "enganar o estômago" e, geralmente, "ligamos o automático" e nem prestamos atenção ao ingerir os alimentos. Sentir-se cheio e satisfeito não significa estar bem alimentado, mas, no dia-a-dia, não nos atentamos a isso. Temos que ser mais conscientes ao nos alimentar, pois, se paramos para pensar na qualidade da comida que colocamos no prato, certamente teremos uma boa noção de quão adequada está a nossa refeição.

A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, e é a saúde que nos mantém de pé, todos os dias, prontos para encarar as diversas funções que preenchem o nosso cotidiano. A boa qualidade da alimentação está relacionada à diversidade dos nutrientes que consumimos: proteínas, carboidratos, lipídios ou gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Tudo é importante, mas sempre de maneira equilibrada.

Vários fatores devem ser considerados quando planejamos uma refeição, como:
- Idade: as necessidades alimentares de uma criança não são as mesmas de um adolescente, de um adulto ou de um idoso.
- Atividade física: uma pessoa que não pratica exercícios físicos não precisa da mesma quantidade de alimentos que um trabalhador braçal ou um atleta.
- Gravidez e amamentação: durante estes períodos elevam-se as exigências alimentares da mulher.
- Clima: a alimentação no verão, mais leve, não deve ser a mesma dos dias de inverno, mais calórica.

A alimentação exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal-estar, além de causar obesidade. Outra coisa importante: não tenha pressa para comer. Aprecie melhor o sabor e aproveite melhor os nutrientes mastigando os alimentos até a sua completa trituração.

Coma na hora certa. As mesmas refeições devem ser consumidas diariamente no mesmo horário, de preferência. E não pule nenhuma refeição. O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia, mantendo o metabolismo sempre "aquecido", e seu corpo funcionando de maneira harmoniosa.

Beba bastante líquido no decorrer do dia, de 8 a 10 copos, se possível. Procure ingerir todos os dias frutas e legumes, e evite frituras e alimentos gordurosos: o estômago, fígado e coração agradecem.

Alimento para a cabeça

Fazer o que se gosta continua sendo o melhor remédio para manter a cabeça funcionando bem, e diversificar as atividades do dia-a-dia faz com que você mantenha ativas as diferentes partes do cérebro. Ler, pensar, praticar atividades físicas, cantar, dançar, escrever, conhecer novos lugares e aprender coisas novas. Tudo isso enriquece a nossa vida, alivia o stress e equilibra a energia do nosso corpo, contribuindo, inclusive, para aumentar a nossa capacidade de concentração e melhorar a qualidade do sono.

Os pensamentos positivos, a motivação e a boa disposição para as atividades físicas são como círculos viciosos na nossa rotina, de maneira que se, no começo, nos esforçamos um pouco para introduzi-los na nossa vida, em pouco tempo nos acostumamos com eles. E os bons frutos virão com o tempo, pai de todas as coisas.

Aproveitar o convívio com os familiares e cultivar as amizades enriquece a nossa vida social e enche a nossa casa de alegria. Você já ouviu falar que "rir é o melhor remédio", não? Rir, brincar, nos divertir, jogar conversa fora, tudo isso é remédio contra tristeza, solidão e mau humor.

Temos que ser amigos do espelho e ser fãs incondicionais de nós mesmos, principalmente pelos nossos sentimentos, nossos valores e pelas qualidades que, muitas vezes, só nós conhecemos. Vamos nos permitir alimentar nossa vida com coisas que nos fazem bem, que nutrem a nossa felicidade e que fazem, no mais amplo sentido da palavra, bater o nosso coração.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir