Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-10-2009

SAÚDE UM DEVER DO ESTADO, UM DIREITO DO CIDADíO
O Brasil é um país cheio de controvérsias e contradições. Com problemas sociais .
SAÚDE UM DEVER DO ESTADO, UM DIREITO DO CIDADíO
Foto: Bárbara Perez

O Brasil é um país cheio de controvérsias e contradições. Com problemas sociais gravíssimos, corrupção em alto grau, politicagem, lavagem de dinheiro, tráfico de toda espécie, prostituição de os matizes, imunidade, impunidade, discriminação exagerada, formam o rosário da amargura de sua população. A pátria amada ainda é conhecida como o país das cotas, Um temporão na saúde, bilhões de reais evaporando-se ou sumindo pelo ralo e a saúde dos brasileiros continua a mesma, precária. Alias, o brasileiro está carente de tudo. Podemos até afirmar que o Brasil tem vários ministérios doentes e um deles é o da saúde. Enquanto o Brasil perde a batalha contra a gripe suína, o ministério da saúde se empenha em criar uma nova CPMF em conseqüência derruba a popularidade do presidente Lula.

Antes tínhamos um serviço público com deficiências, mas funcionava mesmo com consultas marcadas. Hoje encontramos um sistema de saúde fragilizado, hospitais sucateados,profissionais insatisfeitos,salários baixos e a carência de profissionais que transforma o atendimento médico em um caos.Demóstenes Torres(DEM)senador da República diz que:" não precisa de mais dinheiro.precisa de outro ministro".Se um senador conota desta maneira o problema da saúde pública imaginem a população carente.O Brasil é recordista em número de óbitos pela gripe suína. São 657 óbitos e o primeiro ranking mundial. E dose, mas é uma verdade. Com o advento da gripe suína esqueceram por completa a(o) dengue que continua fazendo vítimas e causando óbitos por dengue hemorrágica.Nem o sistema de saúde privado escapou da crise,pois o atendimento não é mais os planos de saúde cobram muito e os direitos dos contribuintes são escassos.

E um SUS (Sistema Único de Saúde) A garantia da saúde tem várias conseqüências, mas num país onde a miséria, a fome, a desnutrição assolam como iremos obter saúde para o povo. O índice de mortalidade infantil é muito alto. Nas capitais o sistema de saúde pública é precário imaginem no interland? Temos municípios tão pobres que nem hospitais funcionam, e a consulta médica é da rezadeira ou do farmacêutico, pois médico não quer enfrentar as dificuldades interioranos para ganhar merrecas; em fortaleza à prefeitura municipal adquiriu um terreno extenso que pertencia ao jóquei clube e ao invés de construir um hospital de base daria para criar o atendimento feminino, o infantil, do idoso e ainda o de emergência. Parece que nossas autoridades não estão afeitas ao planejamento estratégico.

Em alguns estados, o governo está descontando um percentual meio salgado para o setor da previdência, mas por enquanto a saúde em quase todos os estados vai de mal a pior.

Perguntamos o que fazer?Quem arriscaria uma resposta? Entra político e a situação continua a mesma de penúria, Muitas pessoas morreram em filas para conseguir um atendimento médico e os aposentados são tratados como verdadeiros escravos da sociedade em que vivem. Faltam praticamente quatro anos para a copa do mundo de futebol de 2014 e as atividades de melhoria dos setores emergência não saiu da estaca zero. Do site do governo do estado do ceará extraímos o seguinte: "em comemoração ao dia da juventude, 22 de setembro, foi lançado nacionalmente pelo ministério da saúde, o tema mais juventude na saúde". Objetivo chamar atenção de adolescentes e jovens para as práticas do autocuidado e a vida saudável.

Para marcar a data a secretaria da saúde do estado reunirá grupos de adolescentes, gestores e profissionais de saúde e educação no seminário mais juventude na saúde, que acontece sena malmente. E em nível estadual, a organização dos serviços de saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças e ainda reabilitação, respeitando os princípios organizados dos serviços devem ser levados em consideração à disponibilidade, a formação bem como a educação perna mente dos recursos, a estrutura física, os equipamentos, os insumos e o sistema de informação, adequando-os ao grau de complexidade da atenção a ser prestada.

O ministério da saúde considera fundamental

Que se viabilize para todos adolescentes e jovens o acesso ás seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes. Por essa razão, tornam-se indispensáveis a organização da demanda e a identificação dos grupos vulneráveis e em situação especial de agravo. A área técnica de atenção ao adolescente e jovem da secretária da saúde do estado é responsável pelo desenvolvimento de ações e programas destinados a esse público, seu objetivo é orientar o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação de ações integrais de atenção á saúde dos adolescentes no estado, mobilizando recursos governamentais e não governamentais em um movimento integral, intersetorial e muldisciplinar.

O que estranhamos e com certa razoa é que tudo que vem no papel e sai das bocas das autoridades quando não falha, não executa, o projeto transforma-se num fiasco e em conseqüência não chega a agradarem deuses e troianos. Com essa volta a democracia como falam os políticos atuais era a reabertura política, retorno das tendências dos movimentos de juventudes, os hippies e os politizados, o famoso "milagre brasileiro", atenção maior aos pobres, inovação nas tendências musicais, os problemas na área da educação e saúde seriam combatidos, os movimentos sociais, a questão indígena, o problemas das sem-terras entre outras teriam uma atenção especial dos governos. Infelizmente tudo passou pelo ralo, escoou e escafedeu-se.

O que aconteceu foi o recrudescimento da corrupção doentia, o vírus do enriquecimento ilícito se apoderando de muitas autoridades e o povão a ver navios. Se vocês tiveram soluções para este Brasil varonil, por favor, encaminhem aos órgãos competentes, pois a penumbra domina a psicosfera brasileira com problemas insolúveis e o presidente ainda vai se meter na politicagem alheia, deveria fazer o dever de casa que ainda não saiu do menos um.

NOTA DA COLUNISTA -- Exemplo bem real de crise na saúde, é o município de Itapemirim, que peca, ao deixar de repassar verba municipal ao Hospital e Maternidade Santa Helena,que atende a população do município e seus distritos,enquanto,mesmo insuficientemente o município de Marataízes, ao viabilizar seu compromisso com o referido órgão,está apoiando á manter de segunda-feira a quinta-feira os plantonistas do PS do hospital,ressaltando ainda, que de sexta-feira á segunda e atendido no Pronto Atendimento Médico de Marataízes toda população do município de Itapemirim e seus distritos.



Bárbara Pérez


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir