Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2009

Polícia reprime manifestação e detém dez pessoas em novos protestos contra FMI
Para dispersar manifestantes, polícia disparou jatos de água.Cerca de 200 pessoas apedrejaram rédios do comércio e de bancos.
Polícia reprime manifestação e detém dez pessoas em novos protestos contra FMI
Foto: (Mustafa Ozer/AFP Photo)

A polícia turca voltou a reprimir nesta quarta-feira (7) duramente aos manifestantes que protestavam contra as reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), que se realizam esta semana em Istambul.

Segundo informaram as televisões locais, dez pessoas foram detidas em um enfrentamento entre policiais e um grupo de cerca de 200 manifestantes na rua Pangalti, do distrito de Sisli, quando se dirigiam para o prédio onde se realizam as reuniões das duas instituições financeiras.

Há uma semana, quando começaram os encontros preparatórios das assembleias anuais do FMI e BM, diversos grupos coordenados na plataforma Direnistanbul (Resistanbul) organizaram diferentes tipos de protestos.

A manifestação de terça-feira (6), na praça de Taksim, foi dissolvida pela força pela polícia que também lançou jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo.

Como resultado uma pessoa morreu de um infarto e outra ficou ferida.

Além disso, alguns grupos radicais dentro da manifestação convocada por sindicatos e partidos de esquerda lançaram vários coquetéis molotov e apedrejaram prédios do comércio e de bancos.

No total, foram detidas 96 pessoas, segundo a polícia.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir