Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2009

Sarney diz que MST não pode ser criminalizado, mas critica exessos
MST destruiu um laranjal em uma fazenda invadida em Borebi (SP).Ato deu fôlego à tentativa de formar uma CPI sobre o movimento.
Sarney diz que MST não pode ser criminalizado, mas critica exessos
Foto: interpretacoesdeumsujeito.blogspot.com/2008_1.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira (7) que os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), não podem ser criminalizados. Sarney, no entanto, co
nsiderou um excesso a destruição de um laranjal em uma fazenda em Borebi (SP) invadida pelo MST. "Não devemos criminalizar os movimentos populares, mas é claro que os excessos precisam ser combatidos e este foi um excesso", disse Sarney. Após negociar com a Polícia Militar, o MST deixou por volta das 10h15 desta quarta a fazenda, pacificamente.

Recentemente, o presidente do Senado foi à tribuna defender o MST. Sua posição a favor do movimento foi divulgada no momento em que integrantes da bancada ruralista coletavam assinaturas para realizar uma CPI sobre a organização. A CPI mista, no fim, não chegou a ser instalada porque foram retiradas assinaturas do requerimento que pedia a investigação.

Após a notícia da destruição do laranjal, deputados e senadores voltaram a coletar assinaturas e buscam conseguir 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado para conseguir viabilizar a investigação. Sarney afirmou que caso o requerimento cumpra o regimento ele instalará a investigação.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir