Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 07-10-2009

Campanha contra obesidade em NY mostra refrigerante despejando banha
Autoridades de sa�de da cidade apostam em t�ticas de choque.32% dos americanos adultos e 17% das crian�as s�o obesos.
Campanha contra obesidade em NY mostra refrigerante despejando banha
Foto: (Imagem: Departamento de Sa�de de Nova York/BBC)

Da BBC

As imagens parecem t�o repugnantes que voc� olha para outro lado sem assimilar a mensagem"
Uma campanha com cartazes que retratam uma garrafa de refrigerante despejando banha em um copo � a mais nova arma das autoridades de sa�de de Nova York no combate � obesidade.

A estrat�gia da campanha � promover uma redu��o no consumo de refrigerantes usando a t�tica de chocar as pessoas com a for�a da imagem, que, no caso, vem acompanhada dos dizeres "Are You Pouring on the Pounds?" ("Voc� est� derramando os quilos a mais?", em tradu��o livre).

Autoridades de sa�de de Nova York afirmam que a ideia foi mesmo a de usar uma imagem forte e "feia" para chocar o p�blico consumidor de refrigerantes.
Especialistas em publicidade questionam a efic�cia da campanha

"N�s realmente quer�amos fazer uma declara��o e chamar a aten��o das pessoas", afirmou Cathy Nonas, diretora dos Programas de Atividade F�sica e Nutri��o no Departamento de Sa�de da cidade.

Mas especialistas em propaganda e publicidade questionam a efic�cia da campanha.
Americanos bebem quase 58 bilh�es de litros da bebida por ano

"Estas imagens parecem t�o repugnantes que afastam, voc� olha para outro lado sem assimilar a mensagem", afirmou George Parker, especialista em propaganda.

Obesidade
Pesquisas recentes mostram que os americanos bebem quase 58 bilh�es de litros da bebida por ano. E as bebidas podem contar at� 17 colheres de ch� de a��car em cada garrafa de 550 ml.

Em m�dia, os americanos consomem atualmente entre 200 e 300 calorias a mais do que consumiam h� 30 anos. Parte da culpa � do fen�meno do aumento do tamanho das por��es mas, tamb�m devido ao consumo de refrigerantes.

O cartaz no metr� de Nova York � a �ltima de uma s�rie de campanhas do Departamento de Sa�de da Cidade que incluem imagens chocantes. Campanhas contra o fumo incluem fotos de uma mulher que teve v�rios dedos amputados por causa de uma doen�a causada pelo cigarro e um raio X de pulm�es afetados pelo c�ncer.
EUA vivem epidemia de obesidade que custa ao pa�s US$ 147 bi por ano

Neste sentido, Nova York vem liderando as campanhas e iniciativas para aumentar impostos para refrigerantes e fast-food e abater impostos para lojas que vendem frutas e vegetais em bairros pobres. A cidade est� sendo observada por autoridades de sa�de de todo o pa�s.

O prefeito Michael Bloomberg j� obrigou caf�s, restaurantes e lanchonetes a especificarem a quantidade de calorias nos card�pios, enviou vendedores de frutas para bairros pobres e deu incentivos a pequenas lojas para venderem frutas e vegetais.

Defensores das campanhas de sa�de p�blica afirmam que os Estados Unidos est�o vivendo hoje uma epidemia de obesidade que custa ao pa�s US$ 147 bilh�es por ano em gastos com sa�de. De acordo com as �ltimas estat�sticas do governo americano, 32.2% dos americanos adultos e 17.1% das crian�as j� s�o clinicamente obesos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir