Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-10-2009

A GEOPOLÍTICA DE MARATAÍZES
Estamos há pouco mais de um ano para as eleições de 2010, e este pleito traçará o rumo de muitos políticos da nossa cidade.
A GEOPOLÍTICA DE MARATAÍZES
Foto: www.maratimba.com

Estamos há pouco mais de um ano para as eleições de 2010, e este pleito traçará o rumo de muitos políticos da nossa cidade.

O clima político em Marataízes, que andava morno, deu uma sacudida com a noticia de filiação do ex-prefeito Toninho Bittencourt no PV, partido que está liderando uma frente partidária juntamente com o PSB, PDT e PT para lançarem em conjunto, nomes para o pleito de 2010, dando inicio a estratégia de fortalecimento de nomes para disputarem à prefeitura de Marataízes em 2012.

Na geladeira desde janeiro, quando passou o cargo de prefeito, Toninho surge no mercado político com uma pré-candidatura a deputado Federal pelo PV, partido que ganhou musculatura nacional com a filiação de Marina Silva e aqui no estado foi inflado, com as bênçãos do governador Paulo Hartung, com a filiação do ex-prefeito de Colatina e atual Presidente do BANDES, Guerino Balestrassi, cotado para disputar uma vaga de senador ou até mesmo a vaga de vice-governador de Ricardo Ferraço e com ele levou vários nomes para o partido.

A geopolítica de Marataízes está fácil de compreender, temos o grupo que está no poder, com o prefeito Jander no comando e alguns coadjuvantes tentando se firmarem no cenário político, que é o caso dos vereadores que até agora não mostraram a que veio, podemos citar também os secretários que fazem parte da estrutura do poder, mas não fedem nem cheiram, excluindo deste time a Secretária de Educação e o Secretário de Saúde que estão fazendo um ótimo trabalho, tanto administrativo como político.

Temos também o grupo que quer "CONQUISTAR" o poder, que tentarão marcar terreno em 2010 e se viabilizarem para 2012. No momento, só quem se encaixa nesse perfil é o ex-prefeito Toninho, mas deve ganhar seguidores depois das eleições do próximo ano, época em que começam as traições e puxadas de tapete.

No momento Jander está atravessando um céu de brigadeiro, mas essa paz política que paira sobre Marataízes deve acabar logo após o resultado das eleições de 2010, com a oposição escalando seu time para partirem para o confronto direto com o prefeito.

As especulações em torno das eleições de 2010 são muitas, algumas perguntas ainda estão sem respostas, tais como: Toninho será candidato a Deputado Federal? Se for, quem ele apoiará para Deputado estadual? Rudinho será candidato? Dilcéa sairá candidata a Deputada Estadual ou Federal? O grupo liderado por Zé Rubens, Cléber, Julinho e Zé Paulo lançarão candidato a Deputado Estadual? Quem Jander apoiará para Deputado Estadual e Federal? E os vereadores que tem ligações políticas com Toninho, como se comportarão depois do pleito de 2010? Jander sairá fortalecido em 2010? E Dilcéa, ganhará mais densidade eleitoral?

A verdade é que a sucessão de Jander começa ano que vem, e com o resultado das eleições de 2010 nas mãos, os grupos começarão a estudar a melhor estratégia para a vitória.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir