Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-10-2009

"Também já pagamos adiantado", diz Lula sobre atraso na restituição do IR
Para Lula, as críticas ao governo mostram uma falta de compreensão. Ministro da Fazenda admitiu pagamento em ritmo mais lento neste ano.

Foto: www.jornalpequeno.com.br/.../?m=2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (9) que não é interesse do governo que as restituições do imposto de renda atrasem, como ocorre no país neste ano. Segundo ele, não é a primeira vez que isso acontece no Brasil. Para Lula, há momentos de problemas, como também momentos em que o governo paga adiantado. "Acho falta de compreensão achar que o governo teria interesses econômicos em reter o imposto de renda, porque nós pagamos a taxa Selic. Portanto, nós não temos nenhum interesse em reter", explicou.

Nesta quinta-feira (8), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que a Receita Federal está mais lenta em restituir a devolução do Imposto de Renda da pessoa física neste ano.

Todo ano tem restituição e o ritmo é moldado pela disponibilidade e arrecadação de receita que nós temos""
"Todo ano tem restituição e o ritmo é moldado pela disponibilidade e arrecadação de receita que nós temos," explicou o ministro em entrevista após divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Brasília.

De janeiro a agosto deste ano, segundo dados da Receita, a arrecadação de impostos e contribuições federais recuou 7,4% na comparação com igual período do ano passado. Se a arrecadação se mantivesse estável frente ao mesmo período do ano passado, o governo arrecadaria R$ 34,9 bilhões a mais neste ano. Somente as reduções de tributos geraram uma queda de R$ 17,3 bilhões na arrecadação de impostos e contribuições federais até agosto.

Lula lembrou que o atraso nas restituições não é um fato novo no país. "Não é a primeira vez na história do Brasil, nem na história mais velha nem na história mais nova, de que em momentos, por problemas ou da Receita ou de quem faz a emissão de pagamento, possam atrasar 10 ou 15 dias. Nós também já pagamos adiantado", lembrou.
"Nós queremos é que o povo tenha dinheiro para consumir"

O presidente acrescentou que não é interesse do governo que a devolução do imposto de renda atrase. "Não há nenhum interesse de que essas coisas aconteçam, porque o que nós queremos é que o povo tenha dinheiro para consumir. Se tiverem dinheiro na mão quem vai ganhar são os índices das empresas e do comércio, que vão crescer muito mais", concluiu.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir