Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-10-2009

O vendedor de sonhos: Dr. Ary Peçanha
O POETA QUE REPRESENTA AS ARTES, CULTURA E LETRAS NÃO SÓ DOS MUNICIPIOS DE MARATAIZES, ITAOCA E GUARAPARI, MAS TODO O ESTADO DO ESPIRITO SANTO
O vendedor de sonhos: Dr. Ary Peçanha
Foto: Bárbara Pérez

Ary Peçanha vendeu sonhos literalmente, nos campos de futebol em itaóca quando criança. O menino nasceu em onze de agosto de mil novecentos e sessenta e quatro em pleno golpe militar. Nasceu na própria casa (casa de estuque) com a parteira Indalina, num paraíso chamado praia de Itaóca em Itapemirim Espírito Santo. Filho de Ermita e Baldoíno.Mãe cancioneiro descendente de índio com português(Magalhães) e pai tocador de violão e cantador descendente de italianos(Peçanha),pai pescador já falecido.Estudou no colégio de itaóca e aos seis anos fez seu primeiro poema com o nome de:"aroeira" um poeminha de criança mesmo que fala de sabiá,arapucas,rolinhas,camaleões e estilingue. Nesta idade foi coroinha da igreja São Sebastião e participava carregando a cruz da via-sacra. Aprendeu a tocar violão com seu pai observando-o e também com pedreiros que vinham de Cachoeiro de Itapemirim para construir casas de veranistas. De família humilde tocava músicas em um pedaço de tábua com nylon de pescar que seu pai fazia. Fundou o primeiro grupo jovem da igreja de itaóca chamado servo do senhor, título de uma de suas canções. Conseguiu comprar seu primeiro violão com metade do dinheiro dado pela sua mãe e a outra vendendo sonhos e cocadas. Aos treze anos já participava de festivais de músicas sacras e regionais, (na igreja hoje de itaóca,( ainda guarda no baú, seus troféus).

Desde pequenino sonhava em ser médico. A primeira música a ouvir e que lhe abriu o gosto pelas artes, melhor dizendo: acordou o gene artístico, além das canções do Roberto foi o disco compacto na época do Milton Nascimento que trazia travessia, e do outro lado fé cega faca amolada, encantou-se pelo arranjo dessa última e fugiu pra Cachoeiro, para estudar, e também de seus versos com rima,música com mesmo refrão em dois tempos e foi ai que Começou realmente a escrever o que vinha na cabeça.Em Cachoeiro estudou no Liceu Muniz Freire o segundo grau depois de ter passado até os dezessete anos pelo colégio Domingos Martins e em Marataízes.Ganhou muitos trabalhos em feiras de ciências e simpósios de poesias.Morou no Coronel Borges em Cachoeiro aos dezessete anos onde imprimiu umas cem poesias no ponto de encontro(centro) e entrou na rádio Cachoeiro sendo limpador de vinis,passou a técnico de som e depois locutor com o programa de domingo e jornal de integração dos municípios.Estudou ainda no colégio Jesus Cristo Rei onde fez o cursinho pré- vestibular.Trabalhava no antigo INPS como auxiliar de enfermagem e fez enfermagem na escola Marat. Ghandi e concluindo o curso e foi estudar em vitória. Manteve escrevendo poemas, lançando seu primeiro livro aos vinte anos intitulado POESIAS DE ARY PEÇANHA. Tocava em casas noturnas e eventos, ganhou festivais de música em Pinheiro ES, alegre, com as músicas respectivamente Garoto Palhaço e Violeiro. Em vitória foi secretário parlamentar na assembléia legislativa do ES, Assessor de bancada do PDT, Estudou Música por seis anos e virou músico profissional com registro na Ordem dos Músicos do Brasil. Lançou mais dois livros nesta época. São incontáveis a quantidade de crônicas, poemas e músicas feita por este autor. Fez shows em vitória: teatro Camélia BLÁ BLÁ BRASIL, Carlos Gomes.

Juntou-se a Sérgio Bittencourt, excelente músico compositor fez mais de quatrocentas canções. Lançou seu primeiro CD NAVEGAR com canções próprias e com parcerias. Concluiu o curso de MEDICINA faculdade de medicina de campos RJ, foi diretor do DALS desta faculdade, onde também participou de simpósios em poesias, foi professor nesta época de botânica em cursinhos pré-vestibular, fisiologia e anatomia. No Rio de Janeiro e lançou seu segundo CD SAUDADES DE UM VIOLEIRO. Aspirante a Oficial do Exército (primeiro regimento carro e combate) depois Tenente do Exército Policlínica Militar da Praia Vermelha. Concluiu pós de Cardiologia, Medicina Militar exercendo esta última Europa e África. Cursos ainda em Reumatologia, eletrocardiografia, ecocardiográfica dentre outros. Escreveu para jornais, crônicas e páginas culturais. Casado com Dra. Carla Amorim Neuropediatra e tem desse enlace matrinomial três filhos Isaac (carioca), Pedro "canela verde" (quem nasce em vila velha) e Rebecca(Vitória ES).Atualmente lança em janeiro seu CD VALE DO SOL,dando continuidade em escrever os romances:ODLAIRA E ARIALDO E O GUIA.
Somando em músicas são mais de 800 canções, e poemas incontáveis (muita coisa boa) Mora atualmente na cidade saúde Guarapari,exerce a medicina clinica geral e cardiologia,fundou a Climed com mais dois sócios,trabalha em hospitais, Nas horas vagas escreve crônicas,poemas,músicas e mandando ver no livro O VENDEDOR DE SONHOS.

NOTA DA COLUNISTA -- Dr. Ary Peçanha, esta envolvido na nossa luta em prol da popularização da cultura do município de Marataízes, assumindo dia 17 de outubro na fundação oficial da confraria, o cargo de Secretário Para Assuntos Culturais, onde a solenidade será realizada no plenário da câmara municipal de vereadores, logo após um coquetel nas dependências do hotel Art Final.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir