Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2009

Reino Unido reforçará tropas no Afeganistão
Primeiro-ministro confirmou o envio de mais 500 soldados.Britânicos têm a segunda maior presença militar no país depois dos EUA.
Reino Unido reforçará tropas no Afeganistão
Foto: revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI94...

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou nesta quarta-feira (14), no Parlamento, o envio de mais 500 militares do Reino Unido ao Afeganistão, elevando para 9,5 mil o número de soldados no país.

Brown não especificou claramente os motivos do aumento imediato e disse que o reforço militar deverá ser baseado em três condições: o compromisso do novo governo de Cabul de treinar os soldados afegãos, o oferecimento do equipamento necessário para a proteção dos soldados e que este reforço faça parte de uma ampla mobilização dos países da coalizão.

"A combinação de níveis de forças, equipamento e tarefas que estou estabelecendo seguem uma assessoria militar clara dos chefes do Estado-Maior e de nossos comandantes no terreno", disse o primeiro-ministro.

Antes de fazer este anúncio, o chefe do governo britânico identificou na Câmara dos Comuns os 37 militares que morreram no Afeganistão do final de julho ao início de outubro. Uma pesquisa publicada hoje no jornal "The Times" revelou que 36% dos britânicos querem a volta imediata de suas tropas do Afeganistão.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir