Categoria Educação  Noticia Atualizada em 15-10-2009

Itapemirim sedia, com sucesso, terceiro congresso de educação
O Mundo Mágico da Literatura Infantil. Este foi o tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação para ser debatido no III Congresso de Educação que acontece no ginásio da Escola Anacleto jacinto Ribeiro, em Campo Acima.
Itapemirim sedia, com sucesso, terceiro congresso de educação
Foto: Aline Souza

O Mundo Mágico da Literatura Infantil. Este foi o tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação para ser debatido no III Congresso de Educação que acontece no ginásio da Escola Anacleto jacinto Ribeiro, em Campo Acima.

O objetivo do Congresso é criar um espaço que possibilite a socialização de estudos, saberes, experiências e reflexões com professores da Rede Municipal de Ensino

Estiveram presentes na solenidade, o Secretário Municipal de Governo Flávio Ayub Alves, a Secretaria Municipal de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapemirim Simone Beiriz Soares, a Sub – Secretária Municipal de Educação Maria Aldina, o Assessor de Gestão Pública Evaldo Batista, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Márcia Salles e demais autoridades. Em seu discurso Simone fez questão de agradecer sua equipe de trabalho que se empenhou para montar a estrutura física e pedagógica do projeto, e mais, ressaltou a importância de tratar do tema literatura para a promoção do gosto pela leitura.

Após a solenidade oficial, a primeira palestrante do dia, a pedagoga do Sistema Positivo de Ensino, Maria Otília fez uma explanação sobre a importância da leitura como fator de mudança de paradigmas, de contextualização do mundo em que a criança está inserida e mais importante, como promoção de acesso ao lúdico.

"Precisamos formar leitores conscientes e formadores de opinião, mas para que a criança sinta gosto pela leitura, inicialmente é imprescindível que o professor também o tenha. Não façamos do livro de literatura apenas um passa tempo em sala de aula, pois desta forma não formaremos leitores. É necessário que tenhamos objetivo com nossas propostas pedagógicas quando o tema é literatura infantil", destacou a palestrante.

Maria Otilia trabalhou a importância da entonação da voz, do brilho nos olhos e outros métodos como forma de "prender" a criança no momento da contação da história.

Além das palestras, foram montados stands para apresentação dos trabalhos dos alunos da rede Municipal de Ensino cuja temática é literatura infantil.
Dentro da programação, aconteceu apresentação de dança de capoeira, peças teatrais e demais esquetes sobre o tema.

Todo o evento foi marcado por momentos de encantamento e descontração. Na tarde de terça – feira, a Branca – de – Neve e os Sete Anões, bruxa, Príncipe Encantado e demais personagens do mundo mágico "invadiram" o espaço do Congresso


    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir