Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2009

Uganda estuda pena de morte para casos de homossexualismo
Projeto prev� pena para os que fizerem sexo com menores e portadores de defici�ncia.
Uganda estuda pena de morte para casos de homossexualismo
Foto:sol.physik.tu-berlin.de/.../flagpic/flagpic.htm

Um parlamentar de Uganda apresentou um projeto de lei que prev� a pena de morte para alguns tipos de pr�ticas homossexuais.

David Bahati, do partido governista, quer a pena capital para os que fizerem sexo com portadores de defici�ncia, menores de 18 anos ou quando o acusado � HIV positivo.

Analistas em Uganda acreditam que o projeto tem grandes chances de se tornar lei, j� que, apesar de cr�ticas da oposi��o, v�rias lideran�as pol�ticas do pa�s, inclusive o presidente, expressam publicamente posi��es contr�rias aos gays.

Grupos de defesa dos direitos dos homossexuais em Uganda calculam que existam cerca de 500 mil pessoas com essa orienta��o sexual no pa�s, que conta com uma popula��o de 31 milh�es de pessoas.

Endurecimento
No pa�s africano, o homossexualismo j� � crime, punido com grandes multas e com pris�o perp�tua.

A proposta atual � de endurecer ainda mais as leis existentes. Se aprovada, a defini��o de homossexualismo ser� ampliada e o ato de promover a pr�tica passa a ser pun�vel com multa ou pris�o.

Mas correspondentes dizem que � dif�cil condenar algu�m por homossexualismo em Uganda devido � falta de evid�ncias.

Muitos que se declaram publicamente gays n�o foram levados � justi�a, j� que admitir a prefer�ncia sexual n�o � considerado um crime.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir