Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-10-2009

Vaticano realiza exposição para comemorar ano da astronomia
"Astrum 2009" abre para o público nesta sexta-feira (16). Em 1992, papa admitiu erro em condenação de Galileu no século 17.
Vaticano realiza exposição para comemorar ano da astronomia
Foto: (AFP/Vincenzo Pinto)

O presidente dos EUA, Barack Obama, promulgou uma lei de ajuda ao Paquistão de US$ 7,5 bilhões depois que o Congresso assegurou que o plano de assistência não viola a soberania paquistanesa.

"Esta lei é um sinal tangível do amplo apoio americano ao Paquistão, como ficou demonstrado ao ser aprovada de maneira unânime pelas duas câmaras do Congresso", indicou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em um comunicado.

O Paquistão, vizinho do Afeganistão, é parte importante da chamada guerra ao terror que se seguiu ao 11 de Setembro.

Nesta quinta-feira, ataques coordenados contra alvos da polícia mataram mais de 30 pessoas pelo país.

Em 1609, o matemático, físico e filósofo italiano Galileu Galilei apresentou às autoridades de Veneza uma versão aperfeiçoada do telescópio - inventado no ano anterior pelo alemão-holandês Hans (ou Johann) Lippershey. Cerca de 20 anos mais tarde, a Igreja Católica julgou e condenou o cientista, hoje tido como fundador da astronomia moderna, por heresia. Ele foi sentenciado por questionar a teoria, tida como correta na época, de que o Sol girava em torno da Terra.

Embora os fundamentos da teoria Heliocêntrica - segundo a qual o Sol estaria no centro do sistema solar - tenham sido estabelecidos previamente pelo polonês Nicolau Copérnico, foram os instrumentos e observações de Galileu que permitiram provar a teoria. Em 1633, Galileu foi forçado a desmentir a teoria e condenado à prisão domiciliar. Ele morreu em 1642.

Só em 1992 o papa João Paulo II declarou que a decisão da Igreja Católica foi um erro e que os católicos não são hostis à ciência.

Com informações da Agência Zenit e da BBC


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir