Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-10-2009

88 mulheres são mantidas presas em contêineres no ES
Flagrante foi feito por comissão de direitos humanos do governo Federal.Detentas estavam divididas em quatro celas metálicas.
88 mulheres são mantidas presas em contêineres no ES
Foto: ( Reprodução/ABr)

Uma comissão especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, órgão ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, constatou que 88 mulheres são mantidas presas em contêineres no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica (ES). A vistoria foi realizada na quinta-feira (15) e foi acompanhada pelo subsecretário para Assuntos do Sistema Penal do Governo do Espírito Santo, coronel José Otávio Gonçalves.

De acordo com a Agência Brasil, o uso de contêineres para presos foi um dos motivos para o pedido do conselho, em maio deste ano, de intervenção federal no estado.

Em Tucum há oito celas de contêineres, sendo que quatro delas mantêm presas em regime semiaberto. Outras quatro são usadas para guardar entulhos e lixo. Juliana Miranda, coordenadora da cmissão, o governo estadual também mantém mais uma cela metálica para castigo. "Entulho, lixo e seres humanos. O que vimos foi um tratamento igual para tudo isso."

O presídio feminino também tem uma parte de alvenaria e abrigava 601 presas, mas tem capacidade para apenas 100 mulheres. "Elas ficam trancafiadas durante todo dia. O que vimos é que 95% das internas não estudam ou trabalham", disse Juliana.

"O representante do estado nos acompanhou na visita e disse que ventiladores já foram comprados pelo governo, mas nunca foram instalados devido à burocracia", afirmou Juliana.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir