Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-10-2009

PARA REQUIíO, SER GAY CAUSA CÂNCER DE MAMA
Impressionante como em pleno século XXI o quantitativo de marginais cresça tão assustadoramente. Refiro-me a aqueles que estão à margem, que são ridicularizados quotidianamente.
PARA REQUIíO, SER GAY CAUSA CÂNCER DE MAMA
Foto: José Geraldo Oliveira

Impressionante como em pleno século XXI o quantitativo de marginais cresça tão assustadoramente. Refiro-me a aqueles que estão à margem, que são ridicularizados quotidianamente. Os gays, por exemplo, que constantemente são vitimas de piadas jocosas e infelizes de machões individualistas, como ocorrido nos últimos dias. No último dia 18 de setembro um episódio chamou a atenção do militante e doutor em antropologia Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia.

É que o senador Gerson Camata (PMDB/ES) chamou de gay cívico, seis colegas que se abstiveram na votação de quebra de decoro do presidente do Senado - Caso Renan Calheiros.

Segundo Camata, conforme consta em: www.revistaladoa.com.br, "Gay cívico é o senador que não vota nem sim nem não". Ele até tentou se justificar. Tudo bem que se abster em votação e favorecer a quebra de decoro são mecanismos vergonhosos, mas daí a comparar a atitude de uma meia duzia de politiqueiros a homossexual, isso já é demais! É pura depreciação. Fere os direitos humanos de qualquer cidadão-eleitor (inclusive gay), que também deve ter votado no Camata em algumas eleições.

"Todas as Ciências biológicas e humanas, a Organização Mundial de Saúde e o Conselho Federal de Medicina garantem que os gays são homens integrais com a mesma fisiologia, anatomia, virilidade e virtudes morais que os demais homens heterossexuais", palavras de Mott, que prossegue ao se dirigir ao senador: "V.Exca se equivoca e discrimina ao utilizar as expressões, ´gay cívico, meio termo, coluna do meio´, sugerindo não só a existência de um terceiro sexo, mas pior ainda, associando os supostos ´gays cívicos´ à falta de hombridade, covardia e traição político-partidária", em carta-aberta.

Não bastasse, ontem (27/10/2009 – e aqui reproduzo o texto na íntegra) o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), em sua apresentação no programa "Escola de Governo", durante uma reunião com secretários e auxiliares veiculada pela TV Educativa do Paraná, falou que o câncer de mama masculino é culpa das paradas gays. A assessoria do governo do Paraná, até o momento, não comentou sobre a declaração.

O governador fez a declaração ao convidar o secretário da Saúde do estado, Gilberto Martin, que anunciaria ações para controle de câncer. "A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é [em defesa] da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay", disse Requião.

O secretário disse que o câncer também acontece em homens. "Em menor incidência, em menor número de casos, também atinge o homem. O homem também tem que tomar cuidados em relação ao câncer de mama. Então, bem lembrado pelo governador essa preocupação", afirmou Martin. O comentário causou um mal estar na reunião mas também risadas dos correligionários do governador. O link para acesso ao vídeo é: http://www.youtube.com/watch?v=BaPbSFVvcL8.

Interessante que o governo federal propaga o Programa "Brasil Sem Homofobia" e realizou em 2008 a I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), enquanto que preconceituosos homofóbicos como Requião e alguns outros meros analfabetos, denigrem a já tão queimada imagem do país no que diz respeito aos direitos humanos, em especial aos dos marginalizados. Por outro lado, parabéns aos que ardem de desejo em fazer justiça, como é o caso do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que aprovou por unanimidade a alteração do nome e do gênero no registro de nascimento de uma transexual que passou pela cirurgia de mudança de sexo. A relatora ministra Nancy Andrighi, em seu parecer, criticou a lentidão do Congresso para analisar um projeto de lei de 1995 que aborda o assunto e sustentou que em outros países, como na Alemanha, a pratica foi adotada desde 1980.

Concluo afirmando que ser gay não causa câncer de mama, não causa cegueira, não contagia. Ser pobre, ser negro, ser prostituta, ser mulher, ser criança, ser idoso, ser eleitor é ser cidadão, enobrece. O que causa cegueira intelectual é a falta de escrúpulos de maus políticos, é a falta de respeito de péssimos legisladores. A falta de compostura de alguns políticos sim, causa câncer, causa repulsa, causa ânsia de vômito, causa dor, causa vergonha nos brasileiros, causa esse ranço que vem se alastrando por séculos e ferindo nossa dignidade...


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir