Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2009

Poços e cacimbas contaminadas em Marataízes
Os técnicos da VIGIAGUA, Norma Lucia da Silva e Maycon Alves da Silva, estão realizando um levantamento criterioso e completo de todos os poços artesianos e cacimbas de Marataízes.
Poços e cacimbas contaminadas em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Os técnicos da VIGIAGUA, Norma Lucia da Silva e Maycon Alves da Silva, estão realizando um levantamento criterioso e completo de todos os poços artesianos e cacimbas de Marataízes. O estudo vai da localidade de Boa Vista do Sul até o Pontal. As análises preliminares são assustadoras onde foram constatados que quase a totalidade está contaminada com coliformes fecais. Os técnicos descreveram cacimbas perto de chiqueiros, galinheiros, dentro de plantações de abacaxi, sem proteção (destapadas). "Outra triste constatação é ver ainda muitas casas sem banheiro em nosso município", diz Norma Lucia.

Esse levantamento nunca foi realizado e depois de compilado os dados por localidade a Secretaria de Saúde tentará viabilizar recursos junto a FUNASA para levar saneamento básico a essas comunidades. Disse a coordenadora da Vigilância Ambiental Marcele Leal.

"O secretário de Saúde local Carlos Azevedo informou que no primeiro contato os técnicos doam produtos adequados para a limpeza da água e que a conscientização dos moradores é a coisa mais importante no momento." A água limpa é garantia de saúde. "Vamos orientar tecnicamente para amenizar o problema", ressaltou Carlos.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir