Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-11-2009

Lagoa foi tomada pela taboa
Essa é só uma parte da bela lagoa da Boa Vista do Sul que ao longo do tempo foi tomada pela taboa.
Lagoa foi tomada pela taboa
Foto: José Rubens Brumana

Essa é só uma parte da bela lagoa da Boa Vista do Sul que ao longo do tempo foi tomada pela taboa. São quilômetros dessas plantas invasoras que nasce pela falta de oxigenação da água. Tio Neco-como é conhecido em Alto Boa Vista-disse com tristeza que já pescou muitos peixes nessa que é uma das maiores lagoas do Estado. "Hoje meu filho não se pode nem mais entrar. Alimentei minha família retirando peixe daqui".
Outro que não aceita o descaso com as lagoas de Marataízes é o agricultor Damião Santos. "Nada se faz nada para salvar a lagoa existem recantos belíssimo para o aproveitamento do turismo", indaga.

A taboa tomou conta da maioria das lagoas de Marataízes. Muitas não possuem mais lamina de água. Na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Marataízes a informação é que a planta invasora é protegida por lei. Questionados a biólogos locais disseram desconhecer estudos para combater a planta invasora. Em Guarapari e na Lagoa do Siri a taboa é usada para artesanato. Quanto a volta da laminada de água isso ainda é interrogação.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir