Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-11-2009

Tratado de Lisboa entra em vigor em 1º de dezembro na União Europeia, diz Suécia
País detém a presidência temporária do bloco de 27 países.Presidente tcheco ratificou o documento nesta terça-feira (3).
Tratado de Lisboa entra em vigor em 1º de dezembro na União Europeia, diz Suécia
Foto : AP

A Suécia, que ocupa atualmente a presidência rotativa da União Europeia, anunciou nesta terça-feira (3) que o Tratado de Lisboa entrará em vigor em 1º de dezembro.

"Depois de uma longa jornada, o Tratado de Lisboa alcançou o objetivo", disse o governo sueco em comunicado. "Com a assinatura do presidente tcheco, todos os Estados-membros da UE já ratificaram o texto. O tratado entra em vigor em 1º de dezembro e todos os detalhes devem agora ser postos no lugar".


Saiba mais sobre o Tratado de Lisboa

Em um comunicado separado nesta terça-feira, o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, disse que iria pedir uma reunião de países do bloco o mais rápido possível.

O presidente tcheco, Vaclav Klaus, que assinou o documento nesta terça-feira, foi o último líder ratificar o tratado. Isso significa que o bloco de quase meio bilhão de pessoas agora poderá escolher seu presidente para um mandato maior e um representante para as Relações Exteriores.

"Último obstáculo"
O chefe da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou que a aprovação do Tratado pela República Tcheca implica a superação do "último obstáculo" e acrescentou confiar que o pacto da reforma será assinada ainda este mês.

"Espero que agoram sejam superados todos os obstáculos e que possamos aplicar o tratado", declarou.

Assinado na capital portuguesa em 13 de dezembro de 2007, o Tratado de Lisboa prevê criar um cargo de presidente estável, mecanismos para facilitar a tomada de decisões entre os membros do bloco e reforçar o Europarlamento.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir