Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 05-11-2009

NOVAS REGRAS PARA O CHEQUE SíO BOAS PARA O LOJISTA

NOVAS REGRAS PARA O CHEQUE SíO BOAS PARA O LOJISTA
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No mês de setembro, o Banco Central do Brasil colocou em audiência pública, em sua página na internet, diversas propostas que envolvem aspectos relacionados à disciplina do cheque. As medidas propostas mudam as regras para a emissão e o uso dos cheques, com o objetivo, segundo o BC, de aumentar a segurança e reduzir o número de fraudes.
Com a iniciativa, a instituição poderá receber sugestões do público em geral, antes da tomada de decisões e da implementação de qualquer medida relacionada ao assunto. O tema já vem sendo debatido pela classe lojista, e as medidas propostas são classificadas, por muitos, como necessárias, diante do número de cheques sem fundo que chegam diariamente ao mercado. Segundo a Associação dos Representantes de Banco do Espírito Santo (Arbes), esse número atinge quase 9% do total de títulos compensados nos últimos 12 meses.
As principais mudanças propostas pelo BC incluem a obrigatoriedade de desbloqueio do talão por parte do correntista se esse for entregue em domicílio. Para garantir que as folhas muito antigas, as mais usadas em fraudes, não circulem, a data de emissão deverá ser impressa nos cheques, e as folhas com mais de um ano poderão ser recusadas pelos bancos.
A pessoa que sustar algum cheque por motivo de furto deverá apresentar boletim de ocorrência, e as folhas de cheque declaradas inutilizadas ao banco deverão passar por uma verificação especial. Essas e outras medidas, em um total de oito, irão exigir que os bancos desenvolvam regras mais rígidas para a concessão de talões de cheques.
PREVENÇíO AINDA É O MELHOR CAMINHO
Roubos, extravios, falsificação de assinaturas e clonagens de cheques. Essas são algumas situações que têm ocorrido com freqüência e merecem uma atenção especial do lojista, que deve procurar evitá-las tornando o cheque mais seguro.
Uma análise de créditos criteriosa é essencial para que o lojista e sua equipe façam negócios com riscos menores. Nesse sentindo, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma grande ferramenta no processo.
Quando houver inadimplência, o lojista deve registrar o nome do consumidor no SPC. Essa atitude auxilia na recuperação desses créditos e ainda dificulta novos prejuízos no mercado. As CDLs também oferecem cursos como o de Análise de Créditos, que despertam os participantes para a importância desse tipo de análise. A seguir, mais alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar vendas:
Confira os dados do cheque. Peça o cartão do banco, documento com foto ou outro documento assinado e compare as assinaturas.
Fique atento quando a pessoa fornecer apenas o telefone celular. Peça um telefone fixo.
Tenha cuidado redobrado nos feriados e nos fins de semanas. Esses dias são considerados os preferidos para golpes com cheques roubados.
Evite cheques de terceiros.
Confirme se os números da parte superior do cheque (banco, agência, conta e número do cheque) são iguais aos da parte inferior (CMC7).


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Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir