Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-11-2009

A ARTE DA FARSA
�A F�ria � um estado de esp�rito que nos mostra o quanto somos fr�geis, quando nos colocamos diante de algo t�o forte�.
A ARTE DA FARSA
Foto:Hudson Giovanni

"A F�ria � um estado de esp�rito que nos mostra o quanto somos fr�geis, quando nos colocamos diante de algo t�o forte".


Por muitas vezes me decepcionei com pessoas por estas mentirem para mim. J� padeci, como tantos, por ter sido v�tima da mentira dita por algu�m que eu n�o esperava que o fizesse. N�o comigo...


Sempre fui um guerreiro na intermin�vel batalha da verdade contra a mentira. Mas como a guerra � uma arte, e j� que no caos aprendemos muito sobre o que � equil�brio, tamb�m pude cotejar e at� mesmo aprender um pouco sobre a mentira. Principalmente sobre aqueles que mentem.


Eu sempre fiz uso de um ditado que diz que "dentro da sua raz�o todo mundo tem raz�o", e uni este com meus racioc�nios sobre os ditos mentirosos.
Mentir acaba por ser da natureza humana. Uma forma de defesa. N�o podemos desanimar gra�as a nossas percep��es sobre os humanos. Ap�s muito minudenciar, pude constatar que, por muitas das vezes, a mentira � a �nica forma de alivio da dor que estes ditos mentirosos possuem. Que a omiss�o da verdade � o caminho que eles encontraram para se esconder de suas dores e trapalhadas. Hoje j� n�o possuo raiva das pessoas que me envolvi no passado justamente por isso. Eu ap�s ter passado por todas as mentiras e omiss�es, eu pude aferir o quanto �s mentiras que me contavam eram as verdades que queriam acreditar. Que as omiss�es da verdade era a forma que encontraram de se refugiar de suas dores. Como sou de Teatro, que de certa forma n�o deixa de ser a arte da farsa, fui questionado certa feita. Brincaram que n�o � aconselh�vel acreditar em um ator, ele pode estar encenando. E respondi dizendo meu mais singular jarg�o que diz que "Teatro � a Arte de Dizer o Que Deveria Ser Verdade". E para ser mais claro ainda, eu pe�o que reflitamos sobre a mentira dita. Que n�o tomemos uma atitude dr�stica e julgadora antes de ao menos tentarmos entender o porqu� do uso da mentira.
Nosso dever como humanos � aprendermos uns com os outros, inclusive com os erros cometidos por ambos. N�o acredito que algu�m deva ser julgado por apenas um ato cometido. Creio que o que temos que fazer quando amamos algu�m que nos mente, � mostrar e auxiliar este a enfrentar a mentira.


E claro, continuarmos na luta para que a espada da verdade sempre seja usada.

[Nota] do Colunista: Atendendo a pedidos, fico lisonjeado em estar postando uma de minhas cr�nicas. Outros textos est�o em nosso blog: www.palcodasilusoes.blogspot.com


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir