Categoria Entretenimento  Noticia Atualizada em 06-11-2009

Espetáculo premiado circula pelo Estado
O Grupo de Teatro Rerigtiba, da cidade de Anchieta, foi contemplado pelo segundo ano consecutivo no edital do FUNCULTURA, da Secretaria de Estado da Cultura.
Espetáculo premiado circula pelo Estado
Foto: o Jornal Online

Anchieta-ES
O Grupo de Teatro Rerigtiba, da cidade de Anchieta, foi contemplado pelo segundo ano consecutivo no edital do FUNCULTURA, da Secretaria de Estado da Cultura, e já deu início à circulação do espetáculo: "Cabral, a esquadra se deu mal!".

Este ano a Secult contemplou 07 grupos de teatro e dança. Os contemplados participam da caravana do "Circulação Cultural" por todas as regiões do Espírito Santo até o início de dezembro, realizando apresentações gratuitas de seus espetáculos.

O Grupo Rerigtiba já se apresentou em Guaçuí, em 24 de outubro, no Teatro Municipal Fernando Torres, e em Alegre, no dia 25 de outubro, no Teatro Municipal Virgínia Santos.

Agenda
As próximas cidades por onde o espetáculo "Cabral, a esquadra se deu mal!" vai passar em novembro são:

Montanha: 07 de novembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Montanha.
Colatina: 08 de novembro, às 19 horas, no Teatro Marista.
Rio Novo do Sul: 20 de novembro, às 20 horas, no Teatro Ivo Mameri.
Cachoeiro de Itapemirim: 22 de novembro, às 20 horas, no Teatro Municipal Rubem Braga.

Sobre o espetáculo
"Cabral, a esquadra se deu mal!" é uma comédia de autoria do paulista João Guerreyro Junior. A montagem faz parte dos espetáculos em repertório do Grupo Rerigtiba. Estreou em 2006 e em 2009 recebeu nova roupagem, com mudanças no elenco e nova concepção cenográfica. O espetáculo foi contemplado também no edital do "I Aldeia SESC José de Anchieta", sendo apresentado no Teatro Galpão, em Vitória, no início de outubro deste ano.

Ficha técnica do espetáculo
Texto: João Guerreyro Junior
Direção e produção: Telma Amaral
Elenco
Edson Vando Souza – Cabral
Mimo Vasco – Escudeiro Joaquim
Equipe técnica
Assistente de direção e Sonoplastia – Sara Lyra
Cenografia – Marina Pessoa
Adereços – Lunamar Gonçalves
Maquiagem – Mimo Vasco
Coreografia – Cleverson Guerrera
Iluminação – Ary Roaz
Contrarregra – Welida Pontes

Sinopse
"Cabral, a esquadra se deu mal!" conta a história do descobrimento do Brasil e de seu descobridor pelos olhos de Joaquim, o fiel escudeiro de Cabral, personagem fictício que acompanha o intrépido navegador português numa acidentada viagem a caminho das Índias. Tirados da rota por uma incrível tormenta, vai descobrir novas terras... já habitadas.

Se você acha que já sabia tudo sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, ainda não viu nada! Acompanhe Cabral e seu fiel escudeiro nessa divertida aventura.

Sobre o Grupo
O Grupo de Teatro Rerigtiba foi fundado em 1993 e completou 16 anos de atividade em julho deste ano. Em seu currículo, 17 montagens e várias oficinas, workshops e participações em outras mostras e festivais dentro e fora do Estado.

Atualmente, o grupo está com dois espetáculos em repertório: "O moço que casou com mulher braba", que em 2007 recebeu o prêmio Myriam Muniz, da Funarte/Minc, e circulou pelo Estado, no ano passado, com o patrocínio do edital de circulação da Secult/ES. O outro espetáculo em repertório é "Cabral, a esquadra se deu mal!", que recebeu o prêmio de circulação da Secult/2009 e iniciou em outubro a série de encenações de norte a sul do Estado.

Disponível em: http://www.ojornalonline.com.br/home/conteudo.asp?codigo=4359

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir