Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 09-11-2009

Prefeitura terá que comprar Merenda escolar de agricultores
A partir de janeiro do ano que vem os agricultores familiares serão beneficiados com uma nova fonte de renda.
Prefeitura terá que comprar Merenda escolar de agricultores
Foto:Renato Alves

A partir de janeiro do ano que vem os agricultores familiares serão beneficiados com uma nova fonte de renda, uma vez que as prefeituras serão obrigadas a adquirir parte da merenda escolar diretamente dos pequenos produtores locais.

Com a promulgação da lei 11.947/09, pelo menos 30% do total de recursos financeiros repassados pelo Governo Federal para que as prefeituras adquiram a alimentação escolar, terão que ser aplicados na compra de gêneros alimentícios diretamente das mãos do agricultor familiar.

Com a nova lei, além dos alimentos terem de ser adquiridos diretamente dos pequenos produtores, as prefeituras também deverão priorizar tais aquisições dos produtores de seus municípios.

Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados por meio de nutricionista, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade.

SíO ELES OS RESPONSÁVEIS PELA OFERTA DE ALIMENTOS NO BRASIL

O último Censo Agropecuário do IBGE pôs por terra a crença de que a agricultura familiar representaria apenas uma solução para a evasão do homem do campo para as cidades.

De acordo com o Censo, são os agricultores familiares os verdadeiros responsáveis pela oferta de alimentos nas cidades, uma vez que com apenas 36% do total de terras rurais, a agricultura familiar produz anualmente, apenas no Espírito Santo, o equivalente a 1 bilhão de reais em produção, contra 1,2 bilhões de reais efetivados pela agricultura não familiar, que por sua vez detém 64% do total de terras capixabas.

Apesar do Estado se encontrar na segunda posição no ranking Brasil, no que tange a distribuição de terras no país, o fato de 64% das terras rurais se encontrarem nas mãos de umas poucas pessoas, demonstra o longo caminho que ainda há de ser percorrido para que o Estado possa afirmar que efetivamente promove uma adequada distribuição de terras.

SERVIÇO

Os agricultores que desejarem oferecer suas produções poderão obter maiores informações sobre o Programa de Alimentação Escolar através dos Conselhos de Desenvolvimento Rural de seus municípios.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir